Mais de 800 mil pessoas devem deixar Salvador para festejar a chegada do novo ano em municípios do interior do estado considerando-se todos os modais de transporte. Cerca de 100 mil pessoas, desde o último dia 26 até hoje, terão deixado a capital pelo Terminal Rodoviário conforme estimativa da Agerba-Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia. Para tanto, nada menos que 300 horários extras além dos 540 que já funcionam diariamente foram disponibilizados. Caso haja aumento na demanda, a quantidade de horários ainda pode ser ampliada. A Agência informa ser essencial que baianos e turistas evitem o transporte clandestino por conta dos riscos a que estarão expostos. “Esses veículos, muitas vezes, são irregulares e não passaram pela devida vistoria para o transporte de passageiros”, alerta o coordenador de fiscalização da Agência, Abdul-Ramid. Entre os destinos mais procurados este ano estão Porto Seguro, Itacaré, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras, Itabuna, Juazeiro e Chapada Diamantina, além da Região Metropolitana de Salvador e Recôncavo Baiano. SAIBA MAIS...
Ferry
No sistema Ferry-Boat, a estimativa para a operação de final de ano é que cerca de 540 mil pessoas, desde o dia 23, tenham deixado a cidade. Ao contrário do ano passado, quando o percentual de passageiros foi 20% menor e quando houve a disponibilidade de nove embarcações, este ano há sete ferries realizando as travessias: Rio Paraguaçu, Maria Bethânia, Zumbi dos Palmares, Anna Nery, Dorival Caymmi, Agenor Gordilho e Pinheiro. As saídas ocorrem a cada 30 minutos. Dois ferries fazem revisão completa em sistema de docagem e enfrentam dificuldades para a reposição de peças. “É preciso mandar fazer algumas, pois não há em estoque ou disponível no mercado. A manutenção dura de três a seis meses”. Na manhã de ontem os passageiros pedestres aguardavam cerca de 40 minutos para embarcar. Para o embarque com automóvel a espera alcançava até 3 horas, partindo do terminal de São Joaquim. A previsão para hoje é de que haja o mesmo tempo de demora, mas as viagens irão acontecer sem interrupção, seguindo pela madrugada em regime de 24 horas. O mesmo sistema será adotado a partir do terminal de Bom Despacho, do dia 2 até 4 de janeiro, de acordo com a Internacional Travessias Salvador.
Lanchas
A travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande também registrava intenso movimento de embarque desde às 6h de ontem, no Terminal Náutico com destino à Ilha de Itaparica. Os embarques ocorriam com fila de espera de cerca de meia hora, mas a tendência era de que o fluxo de passageiros saindo de Salvador para o réveillon na Ilha de Itaparica, crescesse ainda mais durante todo o dia. O sistema opera com 10 embarcações e tem outras quatro em stand by, que cumprem horários de saída de 15 em 15 minutos - em alguns momentos, ocorrem saídas com intervalo de apenas 10 minutos. Durante a Operação Réveillon a previsão é de que entre 12 e 13 mil pessoas sejam transportadas diariamente. A Astramab-Associação dos transportadores Marítimos da Bahia lembra aos usuários que o último horário do dia acontece às 20h, mas com possibilidade de extensão das operações, caso o fluxo de passageiros determine, mas enquanto houver usuários nos terminais, as embarcações estarão em tráfego.
Morro de São Paulo
A exemplo do que aconteceu ontem, a previsão para esta quinta-feira é de que todos os catamarãs com destino a Morro de São Paulo deixem o Terminal Náutico com lotação completa. Um dos destinos mais procurados pelos turistas, o Morro está recebendo milhares de visitantes para os festejos do Ano Novo. A viagem direta de catamarã dura 2h20 e os usuários encontram horários de saída às 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. A passagem custa R$ 85.
