As dicas são do economista Samy Dana, professor de economia da Fundação Getulio Vargas, da planejadora financeira Maria Angela Nunes, sócia da Moneyplan, consultoria financeira e da consultora de psicologia econômica Vera Rita de Mello, todos de de São Paulo.
1. Cuidado com as parcelas : Muitas pessoas olham apenas a compra que estão fazendo no momento e as parcelas relativas a ela, se esquecendo das compras feitas anteriormente. Você precisa pensar no todo. Anotar todas as compras e estipular um valor para gastar no crédito pode ajudar.
2. Dentro do orçamento: Não é todo mundo que pode ter um limite de 20 mil reais no cartão. O ideal é que o valor seja de no máximo 30% a mais que seu salário. Ou seja, se ganha 5 mil por mês, seu limite deve ser de 6 500 reais.
3. Menos é mais: Tenha, no máximo, dois cartões com datas de vencimento diferentes. Mas isso não quer dizer mais limite, ok? Divida os 30% pelos dois cartões, ou seja: 15% em um e 15% no outro.
4. Longe da carteira: Para quem é muito impulsivo, o ideal é deixar o cartão fora da carteira, como numa gaveta em casa. Faz você pensar antes de comprar.
