Comer de tudo e não engordar é uma vantagem que está associada principalmente ao metabolismo. Quanto mais rápido o organismo funcionar, mais rápida será a queima de calorias adquirida. Mesmo tendo a genética favorável, manter uma dieta rica em gorduras e açúcares pode ser prejudicial para a saúde mesmo para as magrinhas. E este perigo não se mede na balança. Uma alimentação desregulada pode gerar doenças como hipertensão, diabetes e dislipidemia, que representam o aumento dos níveis de gorduras como triglicerídeos ou colesterol. “essas doenças podem ser relacionadas ao excesso de peso, mas neste caso, quando a pessoa emagrece os níveis diminuem. quando um magro adquire esses problemas ela pode demorar muito para perceber”, alerta Helena Maria Simonard, professora de nutrição da pontifícia universidade católica do Paraná. O índice de massa corporal, ou IMC, que é o peso dividido pela altura ao quadrado, representa um parâmetro básico para definir se a pessoa está no peso ideal, acima ou abaixo do esperado pelos índices nutricionais. apesar disso, mesmo apresentando os valores indicados é necessário prestar atenção na dieta. “Mesmo quem está no peso adequado pode apresentar doenças que muitas vezes são associadas ao excesso de peso. isso acontece em função de uma dieta desregulada, rica em açúcares e gorduras, e a falta de exercício”, explica helena.
Ganhando peso de maneira saudável
Segundo a profissional, quando há excesso de peso é possível regular os níveis de algumas doenças apenas emagrecendo. “já se a pessoa é magrinha e quer engordar, às vezes ela acaba fazendo isso de maneira inadequada e comendo todo o tipo de alimento, que muitas vezes não são saudáveis. às vezes ela nem consegue ganhar peso, mas gera complicações para o organismo em função destas escolhas”, pondera helena.
“ganhar 4 quilos de maneira inadequada pode ser o suficiente para gerar problemas relacionados os níveis inadequados de lipídios e glicêmia no sangue, levando à diabetes, por exemplo”, alerta.
para engordar de maneira saudável, a especialista sugere estipular horários certos para se alimentar e ressalta a importância de consumir todos os tipos de alimentos. “a atividade física como a musculação também contribuirá para o ganho de massa muscular. mas muito além de aumentar o peso, a dieta saudável e o exercício contribuirão para a qualidade de vida”, ressalta ela, explicando que além de combater as doenças invisíveis estas soluções diminuem a fadiga e aumentam a disposição.
