Nenhum dos 88 brasileiros deportados durante a primeira grande operação de expulsão conduzida pelo governo de Donald Trump tinha pendências criminais ou constava na Difusão Vermelha da Interpol, conforme informações divulgadas pela jornalista Marina Dias, repórter do Washington Post e co-apresentadora do programa Duas e Tanto no YouTube, e confirmadas pelo blog.
De acordo com fontes da Polícia Federal, as fichas de todos os deportados foram cuidadosamente verificadas. Embora houvesse pessoas com registros criminais, a situação dessas pessoas já estava resolvida, segundo a PF.
O Brasil formou um grupo de trabalho junto à Embaixada dos Estados Unidos com o objetivo de criar um protocolo para lidar com futuras deportações. Investigadores apontam que o ideal seria que o governo dos EUA fornecesse previamente as informações sobre os indivíduos que seriam expulsos, permitindo uma consulta antecipada sobre antecedentes criminais.
Ao serem deportados, os 88 brasileiros chegaram ao Brasil algemados, como parte de um procedimento comum das autoridades americanas, tanto sob Trump quanto sob a administração de políticos democratas, como Biden. Porém, ao pisarem em solo brasileiro, os deportados foram desalgemados pela Polícia Federal e, por ordem do Planalto, transportados em aeronaves da FAB até seus destinos finais.
Fonte: G1
O post Os 88 brasileiros que foram deportados dos EUA: Nenhum deles tem pendências criminais apareceu primeiro em Jacobina Oficial.