Santorini, um dos destinos turísticos mais famosos da Grécia, está enfrentando uma onda de evacuações após uma série de terremotos que continuam a atingir a ilha. Mais de 6 mil moradores deixaram a região nos últimos dias, de acordo com a emissora pública grega ERT.
Nesta terça-feira (4), centenas de pessoas foram vistas no porto da ilha, aguardando balsas para fugir para Atenas, carregando seus pertences. O mais recente tremor registrado teve magnitude de 4,8, pouco abaixo do forte sismo de 4,9 ocorrido no fim de semana, o maior até o momento. Nos últimos três dias, cerca de 550 tremores de magnitude 3,0 foram observados no Mar Egeu, afetando principalmente Santorini e as ilhas vizinhas de Amorgos e Ios.
A Organização de Planejamento e Proteção contra Terremotos da Grécia (OASP) alertou que essa atividade sísmica pode persistir por vários dias ou até semanas. Embora Santorini seja conhecida como a “Ilha do Instagram” e receba cerca de 3,4 milhões de turistas anualmente, sua população permanente é de apenas 20 mil habitantes. Muitos residentes, preocupados com a segurança, optaram por deixar a ilha.
Julian Sinanaj, um morador de 35 anos que vive na ilha há vários anos, relatou à Reuters: “Eu trabalho aqui, sou residente há anos, mas hoje… ninguém esperava que isso acontecesse. O que está acontecendo agora na ilha é inacreditável.
Fonte: CNN Brasil
O post Terremotos em Santorini forçam evacuação em massa de moradores e turistas apareceu primeiro em Jacobina Oficial.