O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na quarta-feira (12) que teve uma conversa telefônica com Vladimir Putin e que o presidente russo concordou em iniciar imediatamente as negociações para acabar com a guerra na Ucrânia. O anúncio foi feito logo após Trump também se comunicar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, sobre a busca pela paz. “A conversa foi muito produtiva. Tanto Putin quanto eu queremos fazer a paz”, disse Trump.
Durante o diálogo, Trump descreveu a ligação com Putin como uma conversa amigável e altamente produtiva, mencionando que ambos concordaram em trabalhar juntos para pôr fim à guerra, destacando que suas equipes começariam as negociações e que o próximo passo seria informar Zelensky sobre o avanço. A conversa entre os presidentes durou cerca de uma hora e meia, conforme o Kremlin, e Putin também convidou Trump a visitar Moscou para discussões futuras.
Este encontro ocorre no mesmo dia em que um acordo de troca de prisioneiros foi realizado entre EUA e Rússia, com a liberação do professor Marc Fogel em troca de um cidadão russo. Trump também aproveitou para comentar sobre seu desacordo com a postura de Joe Biden na guerra, mencionando que, se fosse presidente, resolveria o conflito em 24 horas.
Em paralelo, Zelensky também propôs uma troca de territórios, sugerindo que, se as negociações de paz ocorrerem, ele estaria disposto a oferecer a região russa de Kursk, ocupada pela Ucrânia, em troca de territórios ucranianos sob controle das tropas russas. Esse acordo, no entanto, poderia não ser suficiente para acabar com o conflito, dada a diferença no tamanho das áreas ocupadas por Moscou.
Fonte: G1
O post Trump e Putin iniciam diálogo para pôr fim à guerra na Ucrânia: Zelensky também participa da busca pela paz apareceu primeiro em Jacobina Oficial.