Uma grande ofensiva contra o crime organizado ocorre nesta segunda-feira (24), com o cumprimento de 349 mandados de prisão preventiva e 216 de busca e apreensão contra membros de uma facção criminosa nascida no Ceará e com atuação interestadual.
Até o início da manhã, a Polícia Federal já havia prendido 174 suspeitos, acusados de envolvimento em crimes como homicídio e tráfico. O secretário da Segurança do Ceará, Roberto Sá, destacou que a operação segue em andamento e novas prisões ainda podem ocorrer nas próximas horas.
A ação tem como principal objetivo desmantelar a liderança da facção Guardiões do Estado, grupo criado no Ceará em 2016 como reação ao avanço de organizações criminosas vindas de outras regiões para o Nordeste na última década.
As forças de segurança estão atuando em 29 cidades de quatro estados, abrangendo localidades como Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Teresina (PI), Mossoró (RN) e Itajaí (SC).
“Saímos para cumprir 349 mandados de prisão e já realizamos 174 detenções, além de diversas apreensões. Trata-se de um esforço integrado e extremamente produtivo de todas as forças de segurança. Não há espaço para trégua contra o crime, e o Estado, junto com a União, seguirá combatendo qualquer ameaça”, afirmou o secretário Roberto Sá.
A Polícia Federal informou que a Operação Heresia é fruto de análises detalhadas obtidas por meio de ações de inteligência, que permitiram identificar alvos prioritários.
Participam da operação:
- Polícia Federal: 71 integrantes, incluindo delegados, agentes e escrivães;
- Polícia Civil: 480 policiais, com 25 delegados e 109 viaturas;
- Polícia Militar: 408 agentes e 97 viaturas;
- Secretaria de Administração Penitenciária: 36 policiais penais;
- COPOL, CIOPAER e COIN: oferecendo suporte operacional.
Fonte: G1
O post Operação Heresia prende 174 e mira líderes de facção no Ceará! apareceu primeiro em Jacobina Oficial.