Roberta Flack, estrela da música nos anos 1970 com sucessos como “The First Time Ever I Saw Your Face” e “Killing Me Softly With His Song”, faleceu aos 88 anos, segundo um comunicado de seu representante.
“O falecimento de Roberta Flack, nossa amada e brilhante artista, aconteceu pacificamente na manhã de 24 de fevereiro de 2025, cercada por seus familiares”, informou a nota. “Ela foi pioneira, quebrou barreiras e se destacou também como uma educadora dedicada.”
Em 2022, a cantora de pop e R&B revelou ter sido diagnosticada com esclerose lateral amiotrófica (ELA). Na época, um porta-voz explicou que a condição degenerativa a impedia de cantar e dificultava sua fala, sem detalhar o momento exato do diagnóstico.
Nascida na Carolina do Norte, em 1937, Flack teve uma carreira marcante nos anos 1970, atingindo o topo das paradas e lançando 20 álbuns de estúdio. Seu reconhecimento cresceu quando Clint Eastwood incluiu sua interpretação de “The First Time Ever I Saw Your Face” no filme “Perversa Paixão”, de 1971. Já em 1973, “Killing Me Softly With His Song”, composta por Charles Fox e Norman Gimbel, consolidou seu sucesso.
Ao longo da década de 1970, Flack conquistou quatro prêmios Grammy, incluindo a histórica conquista consecutiva do troféu de Gravação do Ano por “The First Time Ever I Saw Your Face” (1973) e “Killing Me Softly With His Song” (1974). No total, foi indicada 13 vezes e recebeu sua última nomeação ao Grammy em 1995, na categoria de Melhor Performance Vocal Pop Tradicional pelo álbum “Roberta”. Em 2020, a Academia a homenageou pelo conjunto de sua obra.
Roberta Flack, que foi casada com Stephen Novosel até 1972, deixa um filho, o músico Bernard Wright.
Fonte: G1
O post Roberta Flack, a voz que emocionou gerações, morre aos 88 anos deixando um legado imortal apareceu primeiro em Jacobina Oficial.