Na manhã desta segunda-feira (7), o monte Lewotobi Laki-laki, situado na província de Nusa Tenggara Oriental, no sul da Indonésia, voltou a entrar em erupção, lançando uma coluna de cinzas que atingiu 18 quilômetros de altitude. Foi a segunda vez em menos de um mês que o vulcão entrou em atividade, o que levou a agência nacional de vulcanologia a classificá-la como uma erupção “explosiva”.
A atividade sísmica no local continua intensa, com tremores frequentes e novas explosões sendo registradas, segundo declarou Muhammad Wafid, chefe da agência de geologia da Indonésia. O nível de alerta permanece no grau máximo, e turistas foram orientados a manter distância de pelo menos 6 quilômetros da cratera e evitar áreas de risco de fluxo de lava.
A erupção mais recente gerou barulhos intensos e assustadores, e ocorreu quase exatamente um mês após um evento anterior que pintou o céu com uma nuvem rosa de cinzas, provocando o fechamento temporário do espaço aéreo da ilha de Bali.
Mesmo estando a 800 quilômetros de distância do vulcão, o aeroporto internacional de Bali voltou a sofrer impactos: dezenas de voos foram cancelados nesta segunda-feira devido à presença da coluna de cinzas, que representa uma séria ameaça à navegação aérea.
Apesar da magnitude do fenômeno, até o momento não foram registradas vítimas ou danos materiais. No entanto, o histórico do Lewotobi Laki-laki em 2024 preocupa: em março, uma outra erupção causou atrasos em voos, e em novembro do mesmo ano, nove pessoas morreram e milhares foram forçadas a deixar suas casas.
A Indonésia, que possui mais de 120 vulcões ativos, está localizada sobre o Círculo de Fogo do Pacífico — uma região onde as placas tectônicas se encontram, tornando o país um dos mais propensos a terremotos e erupções vulcânicas no mundo.
Fonte: G1
O post Vulcão na Indonésia entra em erupção e deixa Bali em alerta apareceu primeiro em Jacobina Oficial.