Uma ampla ofensiva das forças de segurança do Rio de Janeiro no Complexo do Alemão resultou em pelo menos 60 mortes, conforme balanço oficial. Entre as vítimas estão 56 suspeitos, além de dois policiais civis e dois agentes do BOPE.
De acordo com o governo estadual, a ação que deve se estender ao longo do dia tem como propósito reforçar o controle das áreas dominadas por facções criminosas.
Operação Contenção: foco no Comando Vermelho
Denominada Operação Contenção, a mobilização integra um plano estratégico do governo para conter o avanço territorial do Comando Vermelho (CV) e capturar seus líderes, tanto no Rio quanto em outros estados.
As equipes estão atuando para cumprir 100 mandados de prisão, sendo 30 contra criminosos de fora do estado, com destaque para integrantes do Pará que teriam se refugiado no Rio.
Prisões e feridos
Até o momento, 81 pessoas foram presas, e dois feridos seguem sob custódia no Hospital da Penha.
Três moradores atingidos por balas perdidas foram socorridos no Hospital Getúlio Vargas; uma mulher, ferida de raspão enquanto se exercitava em uma academia, já recebeu alta.
Durante um confronto em área de mata, um policial do BOPE foi baleado na perna, mas não corre risco de morte. O delegado Bernardo Leal, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, também foi atingido de raspão e passa bem.
Apreensões e principais alvos
Entre os detidos, está um suspeito apontado como operador financeiro de Edgar Alves de Andrade, conhecido como “Doca” ou “Urso”, um dos chefes do Comando Vermelho.
A operação também resultou na apreensão de dez fuzis, uma pistola, três celulares e nove motocicletas.
Segundo as autoridades, o objetivo é enfraquecer a estrutura financeira e logística da facção, impedindo novas expansões e garantindo presença contínua do Estado nas comunidades.
Fonte: CNN Brasil
O post Megaoperação no Rio de Janeiro termina com 60 mortos e 81 presos na ofensiva contra o Comando Vermelho apareceu primeiro em Jacobina Oficial.