Nesta quarta-feira (24/11), o município de Mirangaba, localizado na região do Piemonte da Chapada Diamantina, a 350 quilômetros de Salvador, comemora seus 60 anos de emancipação política. As festividades das Bodas de Diamante serão marcadas por uma extensa programação, que contará com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Menezes (PSD), do deputado federal Marcelo Nilo (PSB), da deputada estadual Neuza Cadore (PT), dentre várias outra autoridades, que será recepcionadas pelo prefeito Dirceu Mendes (PSD), pelo presidente da Câmara Municipal, Gildeon Lago (PSD), e por lideranças políticas e comunitárias.
Na sessão desta terça-feira (23), a Câmara Municipal aprovou uma Moção de Congratulações em homenagem ao aniversário de 60 anos de Mirangaba.
No proposição assinada por todos o vereadores, é possível conhecer uma síntese da história do município de Mirangaba, que teve seu inicio entre os anos de 1889 a 1900, com a chegada à região, denominada Fazenda Campo Grande, dos primeiros povoadores, procedentes das localidades de Lagoa do Meio e de Casa Nova (município de Jacobina), atraídos pela fertilidade das terras propícias à agricultura e pecuária.
Os primeiros desbravadores foram: Manoel Ferreira da Cruz (vulgo Manoel de Bezinha), Francisco Ferreira da Cruz (vulgo Chico Zoião) e João Fumaça. Instalaram-se na região para criar gado bovino. Foram eles que deram início ao surgimento do povoado no ano de 1902, com a construção das primeiras casas. Nos anos de 1902 a 1905 foi erguida uma Capelinha. A localidade passou a ser denominado “povoado de Alferes”.

Nos anos de 1904 a 1905, chegaram para fixar residência no então Povoado de Alferes os senhores José Joaquim de Carvalho, Joaquim Valois Coutinho, Antônio Pereira e Bernardo Teixeira, procedentes dos municípios de Jacobina e Saúde. Nos anos de 1906 a 1907, conseguiu, através do Intendente do município de Saúde, Sr. Agérico Moraes, a construção de um “Barracão”. A partir desta época, o povoado de Alferes, já em franco desenvolvimento, passou a denominar-se Riachuelo.

O povoado de Riachuelo foi elevado à categoria de Vila, em 05 de agosto de 1923, tomando como base a data de criação do Cartório do Registro Civil de Pessoas Naturais. O distrito foi desmembrado de Saúde pelo Decreto-lei nº. 141, de 31 de dezembro de 1943, mudando a denominação para Mirangaba.
A sua emancipação política aconteceu o dia 24 de novembro de 1961 através da lei estadual Nº 1559 de 24 / 11 / 1961. D.O de 25/11/1961, porém Mirangaba continuou sob o comando do Município de Saúde, e somente em 1963, foi eleito o primeiro Prefeito, o senhor , Jonas Carvalho que governou de 1963 a 1966.
Veja abaixo a íntegra da Moção de Congratulações aprovada pela Câmara Municipal:



O conteúdo Bodas de Diamante: Mirangaba comemora 60 anos de emancipação nesta quarta-feira (24/11) aparece primeiro em .