Nesta sexta-feira (01.04), a Câmara de Vereadores de Várzea Nova promoveu uma importante palestra sobre o programa Sertão Forte, que tem como objetivo a organização e fortalecimento da cadeia produtiva no semiárido, através do fomento, capacitação e escoamento sob a liderança do Governo Federal.
A palestra foi ministrada pelo médico-veterinário Antônio Araújo, coordenador do Ibrafoco – Instituto Brasileiro de Fomento a Ovinocultura e Caprinocultura Comercial -, e contou com a participação de lideranças políticas, como prefeito de Várzea Nova, Joãozinho, de Ourolândia, Zé do Povo, além de vereadores, empresários e criadores da região.
“Essa palestra foi muito importante, principalmente, para nós que vivemos no semiárido baiano, porque ficou claro a necessidade da união de forças de pequenos produtores e empresários, interagindo diretamente com os governos municipal, estadual e federal, através do fomento de negócios nos setores da agropecuária e produção de energia limpa (eólica e solar), garantindo a viabilidade econômica nas propriedades rurais”, declarou o vereador Antonio Paulo, presidente da Câmara Municipal de Várzea Nova.

Para Joãozinho, prefeito de Várzea Nova, é fundamental o fortalecimento das políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento rural. “Todos os projetos voltados ao bem-estar do homem do campo são bem-vindos e terão o apoio da nossa gestão. Acredito que ninguém cresce sozinho, isoladamente, é preciso união, parceria, dividir responsabilidades e conquistas. Espero que o programa Sertão Forte saia da teoria e seja logo colocado em prática, pois assim todos nós vamos ganhar, principalmente o produtor rural”, destacou Joãozinho.

Durante a palestra, Antonio Araújo fez uma ampla explanação sobre a importância da estruturação do agronegócio não região.
“O agronegócio não somente a soja, é também o sisal, a cabra, o mel, os nossos produtos da região. O que precisamos é aumentar a produção, porque aumentando a produção, vamos também aumentar a renda que produz, de quem comercializa, de quem transporta, de quem fornece os insumos necessários para nossa produção, ou seja, vai dar uma ativada na economia local e, por consequência, na economia regional”, afirmou Antonio Araújo.
Ao final, o presidente da Câmara de Vereadores de Várzea Nova, Antonio Paulo, ressaltou que outros encontros serão realizados em breve, buscando sempre construir alternativas para fortalecer a economia do município.





O conteúdo Câmara de Várzea Nova promove palestra sobre o projeto Sertão Forte aparece primeiro em .