(Por João Batista Ferreira) – Em tempos de baixa estima e escassez da nossa jacobinidade, vale a pena voltar no tempo e rememorar fatos que ilustram momentos marcantes da querida e amada Jacobina.
Na semana passada, chegou as minhas mãos, enviado pelo amigo Balduíno Silva (Mestre Badu), o primeiro exemplar da Revista “PRA VOCÊ”, que circulou em Jacobina na década de 80, e que tinha como proprietário o empresário Nivaldo Marinho Nunes, nosso saudoso “Gatão”.
Naquela edição, com data de setembro de 1987, dentre outras reportagens, uma matéria me chamou atenção. Escrita em letras garrafais, a manchete era a seguinte: “´PREFEITO CHEGA EM SALVADOR PARA REPOUSO OPERATÓRIO”.
De autoria do saudoso Walmor de Moura Liberato, o texto trazia uma ampla reportagem sobre o então prefeito Carlos Alberto Pires Daltro, Dr. Carlito, que havia se afastado do cargo, ficando em seu lugar o vice-prefeito Dr. Manoel Ignacio Brandão Martins Paes, para se submeter a uma complexa cirurgia de crânio, no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo.
Naquela data, dia 30 de agosto de 1987, a revista enviou, com exclusividade, o repórter Walmor Liberato até Salvador, para esperar a chegada de Dr. Carlito no Aeroporto 2 de Julho, em voo vindo da capital paulista. No desembarque, além do repórter, haviam familiares e correligionários políticos, que aguardavam ansiosos o retorno desse jacobinense ilustre.
Logo que desembargou, antes mesmo do encontro com os filhos Carlos Alberto e Carina, Dr. Carlito já foi abordado pelo repórter, que estava ali de plantão, para registrar em primeira mão aquele momento histórico.
“Bem, eu prometi aos amigos que voltava, e realmente estou aqui, preparado para uma nova luta, um novo trabalho, e eu acho que a única maneira de pagar ao povo de Jacobina por essas manifestações de apreço e carinho, é justamente me fazer devolver a vida pública e ao trabalho em benefício do povo da minha terra”.
“Eu nunca pensei na minha vida, que tivesse que passar pelo que passei, mas em todos os momentos difíceis que atravessei neste período em São Paulo, no decorrer da minha doença, nunca me esqueci de uma coisa, do povo de Jacobina; eu nunca pensei que pudesse receber tamanhos manifestações de carinho, de apreço e de solidariedade, eu e a minha família e todos os meus, de maneira que só tenho uma coisa dizer a você: eu volto integralmente para vida pública em Jacobina. Continuarei me dedicando a minha terra, ao meu povo, porque eu acho que esse é a minha missão, eu vim a terra, para servir, servir como médico e agora como prefeito e vou continuar servindo ao povo de Jacobina”, declarou Dr. Carlito.
Nessa declaração, fica bem notório o espírito de estadista que norteava a vida pública desse grande líder que, ao contrário de muitos políticos da atualidade, ao invés de cultivar vaidades pessoais, colocava sempre a população como prioridade, o município como prioridade, demostrando gratidão e apreço pelo seu povo.
Abaixo, compartilho com vocês, algumas páginas da revista “PRA VOCÊ”, para que reflitamos juntos sobre a importância de uma Jacobina grande, pujante, que respeita a sua história, a sua cultura, e as suas tradições.
João Batista Ferreira – radialista/jornalista



O conteúdo “Eu vim a terra, para servir, servir como médico, e como prefeito, e vou continuar servindo ao povo de Jacobina”, Dr. Carlito Daltro aparece primeiro em .