Ação visa capacitar educadores a lidar com situações de emergência até a chegada de atendimento especializado
Capacitar profissionais da rede municipal de educação de Itiúba, Centro-Norte baiano, a lidar com possíveis situações de emergência – como asfixia, engasgo, queda, desmaios, convulsões e parada cardiorrespiratória -, que envolvem alunos até a chegada de atendimento especializado. Esse é o objetivo do Treinamento em Primeiro Socorros, que acontece no próximo sábado (10), na Faculdade Ages de Senhor do Bonfim, instituição de ensino pertencente à Ânima Educação.
Parceria da Ages com a Secretaria Municipal da Educação de Itiúba, a ação capacitará 120 educadores de 14 educandários, entre escolares e creches, em atendimento à Lei Lucas (13722/18). O treinamento prático-teórico será realizado pela Liga Acadêmica de Emergências em Enfermagem (LEEAGES) com a supervisão da professora e coordenadora do Curso de Enfermagem da Ages, Agnete Troelsen.
“A Lei Lucas é um passo importante na segurança do trabalho. Ela diz que o profissional da educação precisa ter em seu currículo capacitação de primeiros socorros. Atividade indispensável no atendimento inicial até a chegada da ajuda especializada. Considerando a elevada prevalência de situações que implicam em risco de morte, como engasgo, por exemplo, a capacitação torna-se relevante e possibilita atendimento assertivo diante essas situações”, afirma Agnete Troelsen.
No treinamento serão abordados temas como reanimação cardiorrespiratória, desobstrução de vias aéreas, avaliação de respiração da vítima de acidente ou mal súbito, estancamento de hemorragias, proteção de ferimentos ou queimaduras e manejo de pessoas picadas por animais peçonhentos. A ação terá continuidade em 2023, a previsão é capacitar um total de 500 colaboradores da Rede Pública Municipal de Itiúba.
LEI LUCAS
A Lei Lucas (13722/18) foi sancionada em 04/10/2018 e obriga as escolas públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. A necessidade da lei ficou evidente depois de um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, 10 anos de idade, que perdeu a vida em um passeio escolar. O motivo foi uma asfixia mecânica, que em poucos minutos tirou a vida do estudante.
Sobre a Ages
A Ages nasceu há 40 anos com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas que muitas vezes não tinham nem o direito de sonhar. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios baianos de Tucano, Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim e na cidade sergipana de Lagarto. Em 2019, a Ages se integrou à Ânima Educação, ecossistema com mais de 300 mil alunos e quase 20 anos de história.
Atualmente, a Ages conta com mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação; e soma 104 estrelas (distrituídas em 33 cursos) na edição 2022 do Guia da Faculdade, plataforma que avalia cursos de ensino superior país afora.
Saiba mais sobre a Ages: www.ages.edu.br
O conteúdo Ages promove capacitação de primeiros socorros para educadores de Itiúba no sábado (10) aparece primeiro em .