Como figura símbolo do sertão baiano, o vaqueiro poderá ganhar uma data no calendário de eventos do município de Mirangaba. A ideia é do vereador Carlos Jaqueson Oliveira através da apresentação de Projeto de Lei, que começou a tramitar na Câmara Municipal. A proposição foi apresentada na sessão desta terça-feira (28/02) e, após passar pelas comissões, volta ao plenário para discussão e aprovação dos vereadores.
“Além de uma profissão honrada, ser vaqueiro é também um estilo de vida que esses homens carregam por toda sua trajetória, dando continuidade a herança enraizada por seus pais e avôs, cuidando do gado, da caatinga, fiscalizando fazendas e auxiliando, inclusive, na agricultura de subsistência”, destaca o vereador Jaqueson Oliveira ao comentar a proposição.

Na justificativa do projeto, o vereador Jaqueson Oliveira ressalta que a lida com o gado, seja na caatinga ou em outro ambiente, com vegetação rasteira e densa, formada por arbustos com muitos galhos e espinhos, é muito difícil, sofrida. Para se proteger na “pega do boi”, o vaqueiro tem que usar vestimenta apropriada – perneira, gibão e chapéu de couro, que juntos formam uma espécie de “couraça” ou “armadura” – para que o sertanejo possa enfrentar as adversidades. “É preciso valorizar esse povo e essa tradição tão rica de nossa terra”, acrescenta o parlamentar.
O vereador Carlos Jaqueson lembra que no ano passado, a cidade de Mirangaba promoveu uma bela missão em homenagem aos vaqueiros do município, com a participação em massa da vaqueirama, demostrando a força dessa cultura no município.
Na proposta apresentado pelo vereador Jaqueson Oliveira, caso o projeto seja aprovada pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Dirceu Mendes, o Dia do Vaqueiro passar a ser comemorado oficialmente no dia 24 de novembro, data na qual o município de Mirangaba também comemora o seu aniversário de emancipação política.
O conteúdo Vereador Jaqueson Oliveira propõe a inclusão do Dia do Vaqueiro no calendário oficial de Mirangaba aparece primeiro em .