O Diretório Municipal do PSOL de Jacobina divulgou nota, nesta quarta-feira (01/03), se solidarizando com a vice-prefeita Kátia da Saúde (PSB) e Mariana Oliveira, presidente do PT local, repudiando “ataques políticos” sofrido pelas duas líderes feministas, que se caracterizam como violência política de gênero (Lei nº 14.192/2021).
“É inadmissível que, em pleno século XXI, as mulheres continuem sendo atacadas e deslegitimadas em suas pré-candidaturas políticas, com o intuito de invisibilizar seus trabalhos e suas vozes. Repudiamos especialmente tal postura por parte de pessoas que infelizmente compõe os quadros de partidos do campo progressista em Jacobina”, diz um trecho da nota do PSOL.
A violência política de gênero é tipificada pela Lei nº 14.192/2021. O dispositivo legal prevê a criminalização de condutas, dentre outras, como a depreciação da condição de mulher candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato eletivo, utilizando-se de menosprezo ou discriminação à condição de mulher ou à sua cor, raça ou etnia.
Veja abaixo a nota divulgada pelo PSOL de Jacobina:

O conteúdo PSOL divulga nota de repúdio por violência política sofrida por Kátia e Mariana em Jacobina aparece primeiro em .