O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) é totalmente contrário ao projeto de concessão do Hospital Regional Vicentina Goulart enviado à Câmara de Vereadores pelo Executivo Municipal (veja matéria aqui).
Nesta terça-feira (21/03), através do seu Diretório Municipal, o partido divulgou nota oficial repudiando o Projeto de Concessão do Hospital Regional Vicentina Goulart à iniciativa privada. “Acreditamos que essa medida prejudica a população e enfraquece o Sistema Único de Saúde (SUS), um patrimônio construído coletivamente pelos brasileiros ao longo de décadas”, afirma a nota.
“O PSOL é um partido que tem como um de seus principais pilares a defesa intransigente do SUS e da saúde pública, universal e de qualidade para todos. Nesse sentido, somos favoráveis à estadualização do Hospital Regional Vicentina Goulart, a fim de que os recursos necessários para a manutenção e melhoria do atendimento possam ser garantidos, sem que isso implique na entrega do hospital à iniciativa privada”, continua a publicação.
“Repudiamos a decisão do gestor municipal em não dialogar com a sociedade civil organizada e os diversos grupos políticos que compartilham de um campo progressista, comprometido com a saúde pública e a garantia dos direitos sociais. Esse tipo de postura antidemocrática só reforça a necessidade de ampliação do debate e de construção de alternativas que visem o bem-estar da população e o fortalecimento do SUS”, observa o partido.
“O Diretório do PSOL em Jacobina reitera seu compromisso com a luta pela saúde pública de qualidade e se coloca à disposição para dialogar e construir propostas conjuntas com os demais atores sociais e políticos envolvidos nessa causa. Estaremos sempre na linha de frente em defesa do SUS, da saúde pública e dos direitos do povo”, conclui a nota do PSOL.
Para aprovar o Projeto de Lei 006 de 15 de março de 2023, que autoriza o Munícipio transferir o Hospital Regional Vicentina Goulart (HRVG) à iniciativa privada, o prefeito Tiago Dias (PC do B) precisará de três quintos dos membros do Poder Legislativo, ou seja, 10 votos. A Câmara Municipal é composta do 17 vereadores.
Veja a íntegra da nota divulgada pelo PSOL:
O conteúdo PSOL de Jacobina manifesta repúdio a projeto de concessão do Hospital Regional aparece primeiro em .