O vaqueiro é considerado como uma das figuras mais simbólicas e representativas do Nordeste brasileiro. É por esse reconhecimento que a Câmara de Mirangaba instituiu o Dia do Vaqueiro, a ser celebrado anualmente no dia 24 de novembro, concidentemente, na mesa data do aniversário de emancipação política do município.
De autoria do vereador Jaqueson Oliveira (União Brasil), o Projeto de Lei nº 01/2023, foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira (28/03) pela Câmara de Vereadores.
A sessão contou com a presença de representantes de grupos de vaqueiros e vaqueiras do município de Mirangaba, dentre eles, “Mulheres que Brilham”, de Santa Cruz, “Vaqueiras de Luxo”, “Vaqueiros sem Freio” e Grupo de Cavaleiros de Santa Cruz.
Para o vereador Jaqueson Oliveira, a criação do Dia do Vaqueiro é uma homenagem a todos os vaqueiros e vaqueiras de Mirangaba, prestando o devido reconhecimento à contribuição do vaqueiro para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do município, antes mesmo do início do povoamento.
O parlamentar enfatiza que “a instituição do Dia do Vaqueiro cria a oportunidade de dispormos de um momento de confraternização com pessoas que fazem parte da história, que trabalham no sol e na chuva para levar sustento para suas famílias. Eles sempre fizeram parte da história”.

O conteúdo Projeto de Lei que institui o Dia do Vaqueiro é aprovado pela Câmara de Mirangaba aparece primeiro em .