Nesta quarta-feira, dia 12 de abril, aconteceu a sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Jacobina, na Bahia. A sessão foi aberta com a fala da professora aposentada Gisélia, moradora do bairro da Grotinha, que cobrou a reforma da creche do bairro. A professora contou que durante sua vida profissional ensinou até debaixo de uma árvore por dois meses, após ter pago do próprio bolso o aluguel de uma sala por quatro anos. Relatou que lutou por muitos anos para conseguir melhorias para as crianças do bairro, incluindo merenda escolar e materiais escolares.
Gisélia contou que também fundou a associação do bairro, reivindicou calçamento, orelhões, água e luz da rua Santo Antônio, além de levar doentes para Salvador. Emocionada, Gisélia explicou que o primeiro prédio construído na Grotinha foi uma sala de aula, graças às suas lutas e ensinamentos debaixo de uma árvore. Agora, ela pede a reforma da creche do bairro para oferecer um espaço digno e seguro para as crianças da região.
Na sequência, os vereadores Clodoaldo Moreira, Jane Márcia, Adriana Santos, Cleber Ramos, Roni do Junco, Nem de Rose, Dibas Jatobá, Simone Souza, Magrão e Martins dos Santos também fizeram uso da palavra, destacando a importância da causa levantada por Gisélia e prometendo trabalhar em conjunto para resolver a situação da creche.
Os vereadores informaram que a Defesa Civil interditou a creche Inês Lages Rocha devido ao risco oferecido às crianças pelo prédio. Por esse motivo, a Secretaria Municipal da Educação decidiu fechar o local por questões de segurança. No entanto, a demora para a reforma e a vandalização da creche têm preocupado os moradores.
Desde janeiro, quando uma parede do prédio desabou durante as fortes chuvas na cidade, a creche está fechada. Embora a unidade tenha sido interditada temporariamente, as crianças foram transferidas para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no centro da cidade.
O presidente do Legislativo Municipal, Clodoaldo Moreira, acatando sugestão do vereador Juliano Cruz, determinou à secretaria da Casa que elaborasse uma solicitação ao Executivo Municipal, a ser assinada pelos membros da Mesa, no sentido de que a creche não seja fechada e sim reformada, pois este é o desejo daquela comunidade.
Foto: Divulgação/Ascom
O conteúdo Professora aposentada cobra reforma de creche em sessão da Câmara Municipal de Jacobina aparece primeiro em .