Atividade permite aos universitários adquirir e ampliar conhecimentos práticos e conhecer novos campos de trabalho
Com o objetivo de conhecer de perto o uso de tecnologias na criação de ovinos da raça Dorper, de alto padrão genético, e de bovinos da raça Nelore, estudantes do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Ages de Jacobina, instituição integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, participaram na segunda-feira (05) de visitas técnicas a Fazenda Jataí e a Fazenda Chumbado, no município de Senhor do Bonfim, Centro-Norte baiano.
A ação possibilita aos estudantes, por meio de atividades educacionais supervisionadas, colocar em prática o conteúdo visto em sala de aula e o contato com o mercado de trabalho e aos seus mais diversos campos. A atividade aconteceu dentro da unidade curricular Zootecnia de Ruminantes, com o acompanhamento do médico veterinário e professor Tácito Damasceno.
Na Fazenda Jataí, o empreendedor rural Eduardo Teixeira partilhou com os universitários as vivências, desafios e caminho trilhado nos 23 anos de criação da raça Dorper até alcançar o alto nível de produção. Teixeira é um dos pioneiros a introduzir a raça no Brasil.
Já na Fazenda Chumbado, do produtor Hélcio Cardoso, os alunos puderam adquirir conhecimentos sobre a produção de bovinos da raça Nelore, desafios nas etapas de cria, recria e engorda, como também a comercialização de animais, que melhoram a genética dos rebanhos da região.
Para o professor Tácito Damasceno as visitas técnicas realizadas permitiram que os estudantes aprimorassem os conhecimentos adquiridos em sala de aula e, ainda, abrem horizontes e perspectivas profissionais para os estudantes da Ages. “As fazendas visitadas são exemplos de boa gestão, genética animal e de produção. Com isso, este foi um dia de muito aprendizado para todos os envolvidos e momento importante na formação profissional dos alunos”, ressaltou o docente.
Foto: Divulgação
O conteúdo Alunos do curso de Medicina Veterinária da Ages visitam fazendas em Senhor do Bonfim aparece primeiro em .