
No último sábado (01/06), a Jacobina Mineração Pan American Silver realizou o tradicional “Dia da Imprensa” em sua sede, localizada na comunidade do Itapicuru, município de Jacobina. O evento anual teve como objetivo apresentar aos profissionais da imprensa local a política de transparência adotada pela empresa em relação à exploração mineral, impactos ambientais e ações de mitigação.
Durante o encontro, representantes de rádios, jornais, blogs e canais de webtv foram recepcionados por Edvaldo Amaral, Gerente Geral da JMC Pan American Silver, Isadora Souza, Coordenadora de Comunicação e Comunidades, além de engenheiros, técnicos de segurança e assistentes sociais da empresa.
Em um bate-papo, foi apresentado um panorama geral sobre o funcionamento da mineradora, destacando as mudanças ocorridas nos últimos quarenta anos devido a leis e normas mais rigorosas, que exigiram a adoção de novas práticas na exploração mineral, especialmente na preservação do meio ambiente e na requalificação de áreas afetadas.

Ações de requalificação e recuperação de áreas degradadas
Os profissionais da imprensa conheceram ações de requalificação de áreas atingidas pela exploração mineral no passado, como a Mina de João Belo, onde a exploração foi realizada há quarenta anos em área de superfície. O processo de recuperação total da área degradada tem previsão de conclusão para 2028.
Acompanhados por engenheiros e técnicos da JMC, os representantes da imprensa visitaram a Mina de João Belo e constataram in loco as ações reparativas da área degradada na década de 1980, quando os resíduos não recebiam tratamento adequado, resultando em impactos ambientais que hoje estão sendo reparados a custos de milhões de reais.

Fechamento e recuperação da Barragem B1
Outro tema abordado foi a Barragem B1, que operou até 2010 e está em obra de fechamento para atendimento ao Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) e descaracterização junto ao Órgão Ambiental. Os profissionais da imprensa conheceram in loco o processo de realificação da antiga barragem de rejeitos.
Técnicos da JMC explicaram o histórico da B1, desde o início da operação até o processo de fechamento e recuperação da área degradada, além de detalharem o sistema de gestão dos rejeitos e a operação das barragens.

Segurança das barragens
Respondendo a questionamentos da imprensa local, os técnicos da JMC garantiram que, mesmo em condições de fortes chuvas, as barragens continuam seguras e operando normalmente, com declaração de condição de estabilidade validada junto à Agência Nacional de Mineração (ANM). As estruturas das barragens de rejeitos possuem níveis de segurança superiores aos valores mínimos requeridos em norma, além de serem realizadas inspeções diárias pela equipe de segurança e emitidos extratos periódicos para a ANM.
A jornalista Tamara Leal destacou a importância de um trabalho ético e responsável por parte da imprensa, informando sobre a relevância da mineração para o progresso e desenvolvimento da sociedade, sem deixar de abordar os impactos e as formas de mitigação das alterações ao meio ambiente.



“O Dia da Imprensa é um evento que valorizamos muito na Jacobina Mineração, pois acreditamos na importância de manter um relacionamento próximo e transparente com os profissionais que atuam na comunicação local. Ao abrir as portas da nossa empresa e compartilhar informações sobre nossas práticas, desafios e projetos, buscamos fortalecer a confiança da comunidade em nosso trabalho e demonstrar nosso comprometimento com o desenvolvimento sustentável da região. Esse diálogo construtivo com a imprensa é fundamental para que possamos esclarecer dúvidas, ouvir questionamentos e aprimorar cada vez mais nossa atuação”, afirmou Isadora Souza, Coordenadora de Comunicação e Comunidades da JMC Pan American Silver.
“Este encontro com a imprensa local é uma oportunidade valiosa para reforçarmos nosso compromisso com a transparência e o diálogo aberto com a sociedade. Na Jacobina Mineração, estamos empenhados em conduzir nossas operações de forma responsável, adotando as melhores práticas de segurança e sustentabilidade, e trabalhando continuamente para mitigar os impactos ambientais. Queremos que a comunidade conheça de perto nossos esforços e desafios, e a imprensa é uma parceira fundamental nesse processo de comunicação e prestação de contas”, declarou Edvaldo Amaral, Gerente Geral da JMC Pan American Silver.

A visita dos profissionais da imprensa à Jacobina Mineração Pan American Silver, durante o “Dia da Imprensa”, evidenciou a importância do diálogo transparente entre a empresa e a sociedade. Ao apresentar as ações adotadas para mitigar os impactos ambientais e recuperar áreas degradadas, a mineradora demonstra seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da região.
No entanto, é fundamental que a imprensa continue exercendo seu papel de fiscalização e questionamento, garantindo que a JMC mantenha sua postura de transparência e responsabilidade socioambiental. Somente através de um trabalho conjunto e contínuo entre a mineradora, a imprensa e a comunidade, será possível alcançar um equilíbrio entre o progresso econômico e a preservação do meio ambiente, assegurando um futuro sustentável para as próximas gerações.
Crédito das imagens: Ato Conteúdo



O conteúdo Jacobina Mineração promove Dia da Imprensa e reforça compromisso com transparência e sustentabilidade aparece primeiro em .