
Estudantes do Colégio Estadual de Jacobina (CEJA), antigo Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, viveram uma experiência diferente nesta quinta-feira (28). Em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/TRE-BA), o colégio sediou o projeto #PartiuMudar, iniciativa que leva conscientização política e formação cidadã a jovens de todo o estado.
Durante a ação, cerca de 180 alunos participaram de atividades educativas e tiveram a oportunidade de simular uma eleição em urnas eletrônicas, conhecendo de perto o funcionamento do equipamento. A eleição simbólica elegeu como prefeita a estudante Joana Rosa da Silva Pinto, de 17 anos, aluna do 3º ano.

“Achei essa experiência muito interessante. Fiquei surpresa por ser uma das candidatas, mas foi algo incrível. Os discursos, tanto o meu quanto os dos outros candidatos, foram muito bons. Os vídeos também foram muito didáticos e importantes, principalmente para quem ainda não tinha acesso a essas informações sobre cidadania e a importância do voto”, destacou Joana.
O projeto também contou com vídeos educativos apresentados pelo influenciador digital Ivan Mesquita – “O Cêro”, que abordou desde a origem da democracia até temas atuais, como fake news e confiança nas urnas eletrônicas.

Presenças e mensagens
O evento teve a presença do presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, que ressaltou a importância de aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade.
“Nosso objetivo é sair da sede em Salvador e levar informação aos jovens de forma acessível e lúdica, reforçando a confiança nas urnas eletrônicas, que é algo fundamental para todos nós”, afirmou.
Também participaram o vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador Maurício Kertzman Szporer, além dos desembargadores eleitorais Ricardo Borges Maracajá, Danilo Luiz e Pedro Rogério Castro Godinho, entre outras autoridades.

Formação cidadã
Para o gestor escolar, Robério Ângelo Rodrigues, a iniciativa reforça o papel da escola na construção da democracia.
“Esse contato direto com o tribunal dentro da escola é um momento único. Acreditamos que os estudantes saem daqui mais conscientes e engajados”, avaliou.
A programação ainda incluiu apresentações culturais com as Baianas da Caatinga do Moura e uma performance de Maculelê, aproximando os alunos de suas raízes culturais ao mesmo tempo em que discutiam cidadania.
Paralelamente, o projeto Cidadania em Todo Lugar, também da EJE/BA, promoveu capacitação para servidores da Justiça Eleitoral da região, incentivando o engajamento cívico e a atuação voluntária em diversas localidades do estado.
O conteúdo Alunos de Jacobina simulam eleição e aprendem sobre cidadania com o TRE-BA aparece primeiro em .