
A presidente da Câmara de Vereadores de Mirangaba, Maria do Socorro Santos Silva, participou entre os dias 24 e 26 de setembro, em Salvador, do I Encontro de Educação Escolar Quilombola do Nordeste, que reuniu cerca de 300 representantes de comunidades e instituições de ensino de todo o país.
Mulher negra, liderança quilombola e uma das vozes mais ativas na defesa da causa negra na região de Jacobina, Maria do Socorro representou Mirangaba no debate sobre os rumos da Educação Escolar Quilombola (EEQ) no Brasil.

“Estar aqui é reafirmar que nós, quilombolas, não abrimos mão do direito à educação de qualidade, que respeite nossa cultura, nossa história e nossos saberes. É também a oportunidade de trazer a voz da Grota e de todo o povo negro de Mirangaba para um debate que vai orientar as políticas públicas da próxima década”, afirmou Maria do Socorro durante sua participação no evento.

Com o tema “Educação Escolar Quilombola é direito! Planejar e resistir para os próximos 10 anos”, o encontro discutiu desafios e prioridades da modalidade, como a falta de formação específica para professores, a ausência de protocolos contra o racismo nas escolas, a escassez de materiais pedagógicos adequados e as desigualdades nas trajetórias educacionais de crianças e jovens quilombolas.

A vereadora ressaltou que o evento em Salvador fortalece a luta que ela tem travado em Mirangaba, tanto dentro do Legislativo quanto nas comunidades. “Defender a Educação Escolar Quilombola é também enfrentar o racismo estrutural, garantir políticas públicas permanentes e construir um futuro com mais justiça social para nossas crianças e jovens”, destacou.

A participação da presidente da Câmara de Mirangaba no encontro reforça o papel central que as lideranças quilombolas vêm assumindo em instâncias de decisão política, colocando a educação como eixo estratégico para a resistência, a valorização dos saberes tradicionais e a promoção da equidade racial no Brasil.
O conteúdo Presidente da Câmara de Mirangaba representa comunidades tradicionais em encontro nordestino de educação aparece primeiro em .