
Fiscalização Integrada resgata mais de 70 animais silvestres em Jacobina durante ações da FPI/BA
Durante a 52ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI/BA), a equipe de Fauna — formada por técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Organização da Sociedade Civil Animalia Ambiental — realizou, nesta segunda-feira (13), uma série de ações de fiscalização e educação ambiental em Jacobina, no norte da Bahia.
As atividades incluíram o atendimento a denúncias, visitas a propriedades rurais e orientações a criadores sobre a legislação que proíbe a manutenção de animais silvestres em cativeiro. No primeiro dia de campo, mais de 70 animais foram resgatados ou entregues voluntariamente, entre eles 60 aves e dois jabutis. A médica-veterinária Débora Malta, do Inema, ressaltou que o foco da FPI é educativo, incentivando a entrega voluntária de animais como forma de contribuir para a conservação da fauna.
O policial rodoviário federal Uequison Oliveira destacou a importância da atuação conjunta entre os órgãos, enfatizando o papel da PRF na segurança das equipes e no combate ao tráfico de animais. Já o presidente da Animalia Ambiental, Alisson Sá, lembrou que a parceria entre instituições públicas e entidades civis é fundamental para o êxito do programa, que desde 2014 realiza ações de resgate e reintrodução de espécies na natureza.
Além dos resgates, a equipe também realizou fiscalizações no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SISPASS), onde foram identificadas irregularidades em um ponto cadastrado. A ação resultou na apreensão de 16 aves, lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pela PRF e aplicação de autos de infração pelo Inema. Com caráter educativo e preventivo, a FPI/BA reforça a importância da preservação ambiental e da proteção da fauna silvestre no território baiano.
Foto: Divulgação
O conteúdo Operação conjunta resgata animais e orienta criadores sobre fauna silvestre em Jacobina aparece primeiro em .