
O Prefeito de Umburanas, Fabrício Lopes também participou da audiência pública do sisal em Várzea Nova. Fabrício destacou que o município de Umburanas já foi um produtor maior de sisal, mas que devido ao monopólio que existe no setor houve uma desmobilização da produção em seu município.
“Há muitos anos atrás a produção do sisal em nosso município era muito grande, hoje é muito pouca. Primeiro, por falta de incentivo por parte do Governo do Estado, por parte do Governo Federal, e não estou culpando os governos de hoje, mas sim desses anos que se passaram”, destacou Fabrício.
O prefeito lembrou ainda que o preço do sisal no mercado é estabelecido por um pequeno grupo que domina a cadeia. “Hoje a questão do sisal no município de Umburanas, os compradores são da região de Riachão do Jacuípe e de Conceição do Coité. É quem determina o preço ao longo desses anos todos: é sisal de 2 reais, é sisal de 3 reais, é sisal de 4 reais e assim vai. Então, para quem vai produzir, a pessoa tem que ter a garantia do preço primeiro”, enfatizou.
Fabrício espera que com a audiência pública se busque soluções para essa cadeia produtiva, com investimentos na área e incentivos governamentais.
The post Fabrício espera investimentos e incentivos governamentais na cultura sisaleira: “há hoje um monopólio” first appeared on Mais Política.