
Na tarde desta quinta-feira (02) a Prefeita de Jacobina, Valdice Castro foi entrevistada pelo Jornal da Clube, da Clube FM. Na oportunidade foram abordados vários temas relacionados à gestão municipal.
A gestora começou falando sobre a sua visita à capital do Estado com agendas junto ao Comandante-Geral da PM, Cel. Magalhães relatando o pedido da implantação de uma escola cívico-militar para o município de Jacobina. Ainda em Salvador, a prefeita se reuniu com o Secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro e do Presidente da Fundação Pedro Calmon, Sandro Magalhães, ambos encontros contando com a presença do Deputado Estadual Luciano Araújo.

A prefeita falou sobre os investimentos que tem feito na saúde do município com equipes completas nas Unidades Básicas de Saúde, sobre os atendimentos realizados pelas enfermeiras dermatológicas com mais de 1.200 atendimentos por mês de pacientes com feridas com direito à medicação. A gestora discorreu a respeito da necessidade de melhoria do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – que está entre os piores números da Bahia, mas que já em seu governo pode se observar um avanço de 30%.
Valdice ainda falou sobre a recuperação das estradas vicinais, algumas delas feitas em parceria com municípios limítrofes, a exemplo de Miguel Calmon, Várzea Nova e Mirangaba, mesmo sem ter encontrado maquinário próprio para atender importante demanda. Outro assunto que envolve a zona rural, trata-se do abastecimento de água em que relatou o trabalho de carro-pipa realizado pela Prefeitura de Jacobina, através das Secretarias de Transporte e Agricultura, enquanto a água encanada não chega para as localidades interioranas.

Questionada a respeito da implantação da chamada Taxa do Lixo, a prefeita confirmou que se trata de uma obrigação para os municípios a partir da instituição da Lei Federal 14.026/2020, que instituiu o Marco Legal do Saneamento, que determina que os municípios brasileiros devem aprovar o tributo dentro do Código Tributário sob penas de sofrer sanções nas esferas cível e administrativa. Como a Câmara de Vereadores recusou a criação da taxa, ela está amparada juridicamente.
Confira todos os pontos da entrevista abaixo:


The post Valdice fala sobre gestão municipal ao Jornal da Clube first appeared on Mais Política.