
Nesta sexta-feira (17) foi celebrado com orgulho os 30 anos da Missão de Paz em Angola, onde os guerreiros do 72º Batalhão de Infantaria de Caatinga honraram o nome do Brasil. O evento ocorreu em Petrolina.
Homens forjados no sol ardente do Nordeste levaram ao continente africano coragem, disciplina e espírito de fraternidade. Com bravura e coração, representaram nossa Pátria entre nações, levando esperança e reconstrução.
São heróis da paz, combatentes de Caatinga que mostraram ao mundo o valor do soldado brasileiro.
A história não se apaga: ela ecoa em cada lembrança, em cada irmão de farda que lá esteve.
Parabéns aos veteranos da UNAVEM III (Verificação em Angola das Nações Unidas) — exemplos vivos de dedicação e amor ao Brasil.
O que foi a Missão de Paz em Angola
A missão de paz em Angola foi um conjunto de missões de manutenção da paz da ONU, principalmente a UNAVEM (I, II, e III) e a MONUA, realizadas entre 1989 e 1999. Seu principal objetivo era supervisionar e garantir a implementação dos acordos de paz assinados entre o governo angolano (MPLA) e a UNITA, após anos de guerra civil. As missões monitoraram o cessar-fogo, supervisionaram a retirada de tropas estrangeiras, ajudaram no desarmamento dos combatentes e na pacificação do país para o processo democrático e eleitoral.
Principais missões:
UNAVEM I (1989-1991): Supervisionou a retirada de tropas cubanas de Angola, como previsto no Acordo Tripartido.
UNAVEM II (1991-1995): Acompanhou o processo de paz, o cessar-fogo e as negociações políticas entre o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) e a UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola.
UNAVEM III (1995-1997): Tinha o objetivo de supervisionar a implementação dos Acordos de Lusaka, visando a manutenção da ordem e a consolidação da paz.
MONUA (1997-1999): Última missão de paz em Angola, criada para tentar apaziguar as tensões que levaram ao colapso do processo de paz. Foi encerrada em 1999 devido à impossibilidade de renovação do seu mandato.
Confira o vídeo:
The post Exército Brasileiro homenageia combatentes dos 30 anos da Missão de Paz em Angola first appeared on Mais Política.