Depois de iniciar a manhã com as calçadas próximas às agências bancárias com aglomerações de pessoas que buscavam o saque do auxílio emergencial, a Prefeitura de Jacobina colocou em prática o que vinha anunciando desde o começo da semana, a organização das filas a partir de demarcações no asfalto para garantir a distância mínima sugerida pelas autoridades de saúde contra a disseminação do novo coronavírus e a modificação no trânsito em algumas ruas.
Depois de orientados a seguir as setas pintadas no asfalto, várias pessoas que aguardavam por atendimento bancário na fila ficaram à vontade, se comportando como se não houvesse uma determinação para organização. O Notícia Limpa flagrou pessoas em grupo, quando a orientação era de apenas um indivíduo nas demarcações.
Prepostos da Secretaria Municipal de Saúde distribuíram máscaras de proteção, ação que aconteceu somente depois das 8 horas, mesmo com a maioria presente nas filas ter chegado na madrugada. E com relação à proteção, a reclamação pela falta de um local para higienização das mãos era geral. “Não entendemos porque a prefeitura não instalou ainda pias com sabão nos locais onde existe a concentração de pessoas”, indagou José Bonifácio Souza, enquanto aguardava atendimento para retirada do benefício financeiro.