A comunidade quilombola de Várzea Queimada, em Caém, sediou o Encontro Anual do Fórum Territorial da Educação do Campo (Fotec 2024). Após as boas vindas de lideranças local e apresentação da banda de pífanos, uma mesa foi montada com convidados e representantes de entidades da sociedade civil e instituições públicas parceiras, onde foram socializados os principais objetivos do evento.
O professor doutor Marcos Paulo Novaes, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), palestrante do Fotec, fez uma leitura dinâmica sobre os avanços alcançados até o momento pelas pessoas que vivem em comunidades tradicionais, elencou alguns desafios ainda serem vencidos e a presença da educação como forma de emancipação social e de conhecimento de direitos.
O secretário de Educação de Caém, Ronaldo Alves, destacou a importância da valorização da educação do campo e o envolvimento dos moradores na contextualização das ações que visam não somente o desenvolvimento intelectual, como o profissional e o sentimento de pertencimento.
A diretora do Núcleo Territorial de Educação do Piemonte da Diamantina (NTE 16), Nazaré Costa, parabenizou todos os envolvidos pela atividade, ressaltando a grande contribuição dos parceiros nas esferas municipal, estadual e federal na busca por uma realidade onde os benefícios cheguem de forma igualitária para todos, independentes do lugar onde se escolhe para viver, seja no campo ou na cidade.
O Fotec é uma realização do Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual de Educação (SEC), a partir do NTE 16, como apoio da Prefeitura Municipal de Caém e entidades civis como o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e a Cooperativa de Trabalho e Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte
The post Fórum Territorial de Educação do Campo é realizado na comunidade quilombola de Várzea Queimada, em Caém first appeared on Noticia Limpa.