*Por Gervásio Lima. –
A árvore de Natal em formato de pinheiro é originária da Alemanha, sendo o principal símbolo das comemorações. Lá no período natalino é inverno com a neve predominando; um clima bastante frio, com uma temperatura média de 5 graus centígrados. Nestas condições o Papai Noel se sente confortável com suas luvas e o gorro completando uma vestimenta que cobre todo o seu corpo.
No Brasil, no mesmo período, inicia a estação mais quente do ano, com temperaturas beirando, e às vezes ultrapassando, os 40 graus; mas nem por isso o país fica sem a árvore de Natal, com algodões substituindo a neve e o Papai Noel, este com apenas a barba sendo postiça, alimenta a imaginação da criançada.
Um país sem identidade própria, não necessariamente; mania de imitar tradições e comportamentos, talvez sim; sentimento de inferioridade e falta de pertencimento, provável; querer ser o que não pode, aí vai perguntar ‘a quem interessar possa’.
O Brasil é multicultural, sua ancestralidade é tão quanto importante que o do resto do mundo, com diferenciais que o diferencia pela magia, a alegria e a forma e a vontade de viver do seu povo que celebra todos os dias como se fosse o último.
O Natal do brasileiro segue uma tradição cristã mundial, de celebrar o nascimento do Menino Jesus, mas é também um momento de reflexão, onde muitos manifestam um sentimento exacerbado pela caridade e amor ao próximo, mesmo que seja apenas em um momento específico.
A data é a mesma para todos, enquanto os motivos para comemorar são diferentes. A árvore de Natal que deveria ter como simbolismo plantas do bioma local, como o sisal presente na Caatinga, valorizaria ainda mais o sentimento de pertencimento.
‘Feliz Natais…’
*Jornalista e historiador
The post Árvore de sisal para um Natal tipicamente brasileiro first appeared on Noticia Limpa.