O município de Caém recebeu a primeira remessa de doses de vacinas que protegem contra a dengue. Inicialmente, estão disponíveis 160 doses do imunizante que vai garantir proteção para as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público aprovado nesse momento para serem os primeiros contemplados pelo Ministério da Saúde.
Os pais ou responsáveis pelo público alvo deverão procurar a sala de vacina mais próxima acompanhado de Cartão SUS e Caderneta de Vacinação para receber a primeira dose.
O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. Caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticado com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. Havendo contaminação por dengue após a primeira dose, deve-se manter a data prevista para a segunda dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.
A dengue é um problema de saúde pública no Brasil, principalmente no verão. É uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que causa sintomas tanto leves quanto graves, e pode levar à morte. O mal-estar ocasionado pela doença pode durar até dez dias, mas dependendo do caso, permanece por semanas.
Conforme informações da Secretaria de Saúde, o município aguarda o recebimento de mais doses para que possa alcançar a totalidade do público alvo selecionado nesse momento.
The post CAÉM: Vacina contra dengue para o público entre 10 e 14 anos já está disponível em unidades de saúde do município first appeared on Noticia Limpa.