Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), a prefeitura de Caém, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou no dia 19 de agosto, deste ano, o Encontro Formativo do Programa Despertar, com o tema “O agro na minha cidade”, com o objetivo de trabalhar a modalidade literária e artística de desenho, através de cordel, escrita de textos, criação de vídeos e diário de abordo.
O tema da formação sugere uma exploração das origens dos alimentos, incluindo práticas agrícolas, ambientes alimentares, a conexão entre produtores e consumidores, e a importância dos recursos naturais para uma produção sustentável; as mudanças climáticas, a sustentabilidade, entre outros.
A atividade contou com a participação de gestores escolares, professores e coordenadores e foi ministrada pelo instrutor do Senar/BA, Edson Lopes que explanou e instruiu sobre a participação do agente despertar e suas funções na vida escolar como representante para cumprir as tarefas de preservação da agroecologia e sustentabilidade da agricultura familiar.
A preservação da natureza e a linha de produção do município de Caém se concretizam por meio do cuidado de todos em parceria com as associações, sindicatos e agricultores familiares, que no processo de ensino-aprendizagem é trabalhado na escola com a viabilidade dos processos de sustentabilidade ambiental e as condições empreendedoras.
Conforme Elielton Santos Cardoso, coordenador municipal do Despertar, o Programa tem o propósito de promover educação voltada para a responsabilidade social, com vistas à mudança de valores, aliada a uma postura cidadã e socioambiental. Segundo o mesmo, o vínculo familiar na educação ambiental se dará na compreensão que todos devem estar unidos e envolvidos no conhecimento gerido pelos pais, conjuntamente, com os seus filhos e que o conhecimento transmitido por diretores, coordenadores, professores e todos os funcionários da escola sejam uma integração da compreensão coletiva da comunidade do entorno da escola e suas organizações associativas na linha de produção.
“A parceria do Senar, a partir do Despertar, com as escolas vem para unir forças na conscientização que o agro na minha cidade é uma integração de conhecimento da nossa linha de produção. Essa valorização do conhecimento potencial da formação dos alunos e suas famílias geram caminhos de colaboração no crescimento empreendedor para permanência do produtor com instruções técnicas e sustentabilidade para viver em nossa região”, ressaltou Elielton.
The post Encontro Formativo do Programa Despertar 2025/2026 é realizado em Caém first appeared on Noticia Limpa.