O Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil 2025, publicado pela MySide, identificou as cidades da Bahia com os mais baixos índices de homicídios por 100 mil habitantes, considerando esse dado como o principal indicador de segurança letal. De acordo com a pesquisa, os municípios mais seguros da Bahia, entre os que possuem mais de 100 mil habitantes, são: Vitória da Conquista, com uma taxa de 29,5; Luís Eduardo Magalhães, com 30,9; e Itabuna, com 32,1.
A pesquisa fundamenta-se em informações oficiais de 2024 provenientes do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde e em projeções populacionais do IBGE, empregando a Classificação Internacional de Doenças (CID-10) da Organização Mundial da Saúde (OMS) para sua padronização.
Salvador, a capital da Bahia, ocupa a oitava posição no índice de segurança do estado, apresentando uma taxa de 57,6 homicídios para cada 100 mil habitantes. Quando se analisa a segurança das capitais em nível nacional, Salvador se classifica em 27º lugar, sendo a cidade com a maior taxa de violência fatal entre as avaliadas, superando apenas Recife (PE), que teve uma taxa de 57,2. do Ministério da Saúde e em projeções populacionais do IBGE, empregando a Classificação Internacional de Doenças (CID-10) da Organização Mundial da Saúde (OMS) para sua padronização.
Os demais municípios baianos que completam o top 10 das mais seguras, na ordem, são:
– 4º Alagoinhas (34,2);
– 5º Barreiras (39,0);
– 6º Paulo Afonso (44,2);
– 7º Eunápolis (47,4);
– 9º Teixeira de Freitas (58,4);
– 10º Porto Seguro (61,1).
No contexto nacional, a Bahia figura entre os estados com as maiores taxas de violência, situando-se na 25ª colocação no ranking geral de segurança, com uma taxa de 42,0 homicídios para cada 100 mil habitantes. Essa realidade na Bahia faz com que a Região Nordeste seja a menos segura do Brasil, apresentando uma taxa média de 35,9 homicídios por 100 mil habitantes.
Junicio Júnior/Mídia Bahia
The post Levantamento mostra quais são as cidades mais seguras da Bahia first appeared on Noticia Limpa.