Na manhã desta terça-feira (19), Jacobina recebeu o lançamento da Rede do Futuro, iniciativa que une esforços do SESI e SENAI, através da FIEB, com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB) para impulsionar a educação profissionalizante nos municípios e preparar jovens para as novas demandas do mercado de trabalho.
Com presenças de prefeitos, secretários municipais de educação e representantes de territórios de Identidades como o Piemonte da Diamantina, Norte do Itapicuru, Chapada Diamantina e Irecê, foi apresentado os objetivos do projeto durante evento realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija).
Conforme o gerente de Negócios do Senai na Bahia, Leví Costa, com programas como o EJA Profissionalizante (EJA PRÓ), a Trilha de Formação e a Educação Maker de robótica educacional, o Rede do Futuro propõe uma nova forma de ensinar e aprender, conectando jovens e adultos às demandas do mercado de trabalho e às transformações tecnológicas do mundo contemporâneo.
O evento de Jacobina faz parte de uma série de 14 eventos regionais que que estão percorrendo todas as regiões da Bahia, com o objetivo de inspirar educadores e promover o fortalecimento da educação pública.
O prefeito de Caém, Arnaldino Oliveira, elogiou a iniciativa que, segundo ele, irá contribuir a melhoria da educação e da formação profissional dos municípios baianos. “Por reunir educação e empregabilidade, não temos dúvidas que o Rede do Futuro irá contribuir para impulsionar o desenvolvimento dos municípios.
Arnaldinho Oliveira, que ocupa também a função de presidente do Consórcio Regional de Saúde do Piemonte da Diamantina e diretor financeiro da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), destacou os avanços da atual gestão da UPB, como a modernização digital, com aquisições de equipamentos e programas de informática de última geração, para serem usados principalmente no setor de engenharia e projetos; as reformas e ampliações da parte física, como a construção de novos gabinetes, ampliação do estacionamento e aumento da capacidade do auditório para quinhentos lugares, entre outros.
Quanto a Educação de Caém, o prefeito ressalta que sempre foi uma das prioridades dos seus três mandatos. O gestor lembrou que quando assumiu, apenas 45 alunos estavam matriculados no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e atualmente passa de 600. Outro fator que considera importante são os índices positivos na Educação Básica e no Ensino Fundamental, onde ocupa as primeiras posições na região, e a valorização dos profissionais que atuam no município.

The post Lançamento do Rede do Futuro reúne prefeitos e representantes da área da educação em Jacobina first appeared on Noticia Limpa.



