Em celebração ao Dia da Consciência Negra (20/11), a Rede Municipal de Ensino de Caém realizou no último dia 22, o encerramento do projeto “Educar para a Diversidade: O Fortalecimento da Identidade Étnico-Racial na Educação Integral em Tempo Integral”.
O momento destacou a importância da valorização da cultura afro-brasileira e reafirmou o compromisso com a lei que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. No município, essa pauta ganha ainda mais força com o Projeto de Lei nº 16, que institui a Política Municipal de Educação para as Relações Étnico-Raciais, consolidando ações permanentes de combate ao racismo e promoção da equidade.
As escolas apresentaram exposições, produções e performances que refletem um trabalho contínuo desenvolvido ao longo do ano, evidenciando o envolvimento de estudantes e educadores na construção de práticas que valorizam nossas raízes. A ação reforçou também o compromisso com a inclusão, garantindo que todos os estudantes participem desse processo formativo.
“Foi um dia de celebração, aprendizado e afirmação da identidade étnico-racial, reafirmando o compromisso da rede municipal de ensino de Caém com uma educação plural, inclusiva, justa, acolhedora e com equidade”, destacou o secretário municipal d e Educação, Ronaldo Alves.
Secretaria de Educação promove projeto pedagógico sobre brincadeiras da cultura local
A Secretaria de Educação de Caém desenvolveu o projeto didático-pedagógico ‘Cavalo de Pau’, cuja temática foi Cavalgada Infantil, uma maneira de valorizar a cultura local, com o objetivo de ressignificar brincadeiras tradicionais da cultura local.
A iniciativa teve como base os campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que valorizam o brincar com intencionalidade para favorecer o desenvolvimento das habilidades infantis.
O encerramento do projeto ocorreu com uma cavalgada infantil, na qual as crianças desfilaram montadas em cavalos confeccionados com cabos de vassoura e caracterizadas como vaqueiros e vaqueiras.
O Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe do povoado de Piabas (CMEI), realizou um desfile pela praça principal da comunidade com grande participação e envolvimento dos moradores. Já o CMEI Reino Encantado, do distrito de Gonçalo, participou da Feira Cultural do Colégio Nossa Senhora da Conceição.
Conforme a coordenação da Secretaria de Educação de Caém, ‘as atividades reforçam a importância das práticas pedagógicas lúdicas, que ampliam as experiências sociais e afetivas das crianças, contribuindo de forma significativa para seu desenvolvimento integral’.
Concurso Cultural Sicoob Sertão 2025
No último dia 11, o município de Caém participou da cerimônia de premiação do Concurso Cultural Sicoob Sertão – Edição 2025, na cidade de Pintadas. A iniciativa tem como objetivo incentivar a produção artística e valorizar o protagonismo de crianças, jovens e adultos da região.
O evento reuniu estudantes, familiares, educadores, autoridades e representantes da cooperativa Sicoob, movimentando diversas cidades.
Realizado anualmente, o concurso promove reflexões sobre temas ligados ao cooperativismo, educação financeira, cidadania e identidade regional nos municípios atendidos pelo Sicoob Sertão. As obras finalistas — que incluíram textos, desenhos, vídeos e outras expressões artísticas — foram avaliadas por uma comissão especializada.
De Caém destacaram os alunos do Colégio Padre Alfredo Haasler, Centro Educacional Nossa Senhora da Conceição, Escola José Freitas de Andrade, e Colégio Amelia Moreira Gomes.
Os vencedores receberam troféus, certificados e premiações especiais.
The post CAÉM: Diversas atividades movimentam a área da Educação, envolvendo a sede e o interior do município first appeared on Noticia Limpa.




