Conforme informações reveladas pela coluna Painel S.A do jornal Folha de S. Paulo, a gigante da mineração Vale e a companhia francesa de geração e comercialização de energia EDF fecharam um acordo de outorga que abre caminho para a Vale explorar o complexo eólico de Jacobina (ainda em fase de implantação).
Conforme a coluna, o acordo estabelece uma opção de compra para a Vale adquirir até 95% das ações do complexo eólico. Essa participação será detida por uma holding (empresa criada com o objetivo de deter participações em outras empresas ou gerenciar um patrimônio) que será criada pela EDF para o efeito.
A aquisição do parque eólico visa principalmente fornecer energia renovável para as operações de cobre e níquel da Vale no Pará. O valor do negócio não foi divulgado.
O complexo Jacobina está na Bahia, mas a energia gerada será direcionada para as operações no Norte do país, permitindo que a Vale mantenha sua matriz energética totalmente renovável. Eventual energia excedente que não for consumida será destinada à comercialização no mercado.
The post Conforme o jornal Folha de S. Paulo, mineradora Vale negocia complexo eólico de Jacobina first appeared on Noticia Limpa.