
Foto: Assessoria EC Vitória (Arquivo)Com gols de centroavante (Léo e Welder) Rubro-Negro é o 1º time a subir e tem a Taça da Série B quase garantida
O Vitória venceu o Novorizontino por 2 a 1, neste domingo, 12/11, em Novo Horizonte (SP), e conquistou o acesso ao Brasileiro de 2024. Os gols foram marcados por Rômulo, para os paulistas, e Léo Gamalho e Welder, de pênalti, para os baianos ambos nos acréscimos do primeiro e segundo tempo. Para não ser campão, o Vitória precisa perder as duas partidas que restam e o Criciúma vencer as três e tem ainda de tirar uma diferença de 9 gols.
Primeiro tempo
O time do interior paulista começou com tudo, indo pra cima e sendo superior em campo. Aos 20, Romulo abriu o placar após rebote dado pelo goleiro Lucas Arcanjo. O time continuou melhor, mas não conseguiu ampliar.
No final, o líder da competição melhorou e conseguiu chegar ao empate. Aos 49, Zeca cruzou na área, e Léo Gamalho meteu de cabeça a bola pro fundo do gol. O centroavante acabou sentindo dores e foi substituído no intervalo.
Segundo tempo
Na etapa final, os mandantes mantiveram a maior parte das ações da partida, buscando voltar à frente no placar. Porém, os atacantes Felipe Marques e Ronaldo acabaram desperdiçando grandes oportunidades de fazer o gol. A de Felipe contou com uma grande defesa de Lucas Arcanjo, que se recuperou da falha no gol do adversário.
No final, o jogo ficou lá e cá. Além da defesa de Arcanjo, ainda teve uma bela oportunidade pro Vitória. Aos 42, Welder avançou pela esquerda e cruzou na área. No bate-rebate, um dos jogadores conseguiu finalizar e a bola foi no travessão.
Aos 50, Zé Hugo subiu, o goleiro Georgemy se adiantou e derrubou o atacante dentro da área – o árbitro marcou pênalti. Na cobrança. Welder bateu e fez o gol da vitória e saiu para comemorar muito com a torcida. O empate já daria o acesso à equipe, mas vencer é sempre melhor, e ainda deixa o Leão mais próximo do título. O Vitória é, portanto, o primeiro time garantido na elite do Brasileirão de 2024