Na manhã deste domingo, 24 de maio de 2015 ocorreu o Desfile do Divino Espírito Santo pelas ruas da cidade de Jacobina. As pessoas se concentraram com bandeiras, flâmulas no Alto da Missão, de onde seguiram para a Igreja da Matriz.
À frente do cortejo estava o padre João Zacarias, seguido por várias alas. O prefeito Rui Macedo acompanhou o desfile com a primeira dama Saionara. Como ocorre todos os anos, a Marujada também seguiu o desfile, juntamente com a Filarmônica 2 de Janeiro tocando hinos. Todos os anos a festa ganha novos organizadores e este ano o imperador foi o Elias Caetano, tendo como alferes o Luciano Sanches.
A festa antecedeu com novenas realizadas em várias comunidades, e no dia anterior ao Domingo de Pentecostes, ocorreu a saída das bandeiras após missa na Igreja da Matriz, que percorre várias residências em bairros da cidade, levando a paz.
O culto do Espírito Santo, de acordo com o historiador português Moisés do Espírito Santo, tem origem na Antiguidade. Entre os israelitas, a Festa de Pentecostes era celebrada cinquenta dias (sete semanas) depois da Páscoa, sendo uma das quatro festas importantes do calendário judaico: Páscoa, Omar, Pentecostes e Colheitas.