Não é preciso ser Dia dos Namorados para querer apimentar a noite. Mas será que essa expressão combina e a pimenta é um dos chamados alimentos afrodisíacos? E com o frio, uma fondue de chocolate vai bem para esquentar um jantar a dois? Alguns alimentos são reconhecidos como detentores de características específicas, como o café ser estimulante, por exemplo. Mas daí a terem outros poderes, que pudessem influenciar na vida sexual das pessoas, é algo que muitos desejam e buscam, mas que nem todos acreditam. Não é de hoje que o homem procura alimentos que possam aumentar seu vigor, seja para fins sexuais ou ainda para se sentir mais forte e enfrentar uma guerra. Existem registros até mesmo na Mitologia Grega. Vêm dessa época expressões como “manjar dos deuses” e até mesmo “lua de mel”. Para entender mais sobre alimentos afrodisíacos, a professora Sarah Winck Almeida, do curso de Gastronomia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo-RS, listoutrês deles e explicou por que eles recebem esse título.
Conheça alimentos afrodisíacos para esquentar o clima!
Ostra: É considerada um dos alimentos mais afrodisíacos. Sua ingestão abastece o corpo com dois aminoácidos raros, ácido D-aspártico e N-metil-D-aspartato, que ocasionam aumento nos níveis de testosterona em homens e de progesterona em mulheres.
- Pimenta: É um dos alimentos mais poderosos para a libido. Pode aumentar a frequência cardíaca e a circulação do sangue, além de provocar reações no corpo, como a transpiração.
- Chocolate: Ótimo estimulante, é similar à cafeína. Dá mais pique e libido e ainda ajuda na produção deserotonina, que melhora o humor e o bem-estar. O cacau é também uma fonte de feniletilamina, que fornece a sensação de prazer e libera a serotonina no cérebro da pessoa, deixando-a mais relaxada.
Alimentos afrodisíacos existem mesmo?

