Casal é resgatado de ilha deserta no oceano Pacífico após escrever SOS na areia
Um casal foi resgatado de uma ilha deserta no oceano Pacífico depois que oficiais que estavam em um avião da Marinha dos Estados Unidos que sobrevoou o local leu o sinal de SOS escrito pelos náufragos na areia. As fotos nas quais o casal aparece junto ao pedido de socorro foram divulgadas no sábado pela conta da Marinha no Twitter (@USNavy), embora o episódio tenha ocorrido no dia 25 de agosto.
MT @USPacificFleet: #USNavy P-8A assists @USCG in locating 2 on uninhabited Pacific island – https://t.co/XkTli9mM0p pic.twitter.com/j4MHSGOxwO
— U.S. Navy (@USNavy) 27 de agosto de 2016
A mensagem foi avistada pelos pilotos da Marinha na ilha Fayu, na Micronésia, não muito longe do Havaí. Os oficias avisaram à Guarda Costeira, imediatamente, para que as duas pessoas fosse resgatadas. Os náufragos Linus e Sabina Jack, ambos de 50 anos, estavam desaparecidos havia uma semana.
A patrulha aérea participava dos operativos de busca na área em resposta a um alerta da Marinha britânica, que tinha identificado a presença de luzes na ilha onde os dois estavam perdidos. O casal tinha saído, no dia 17 de agosto, da ilha Weno em direção a Tamatam, onde deveriam ter chegado no dia 18.
Como isso não aconteceu, um forte dispositivo de busca foi ativado para encontrar a Linus e Sabina, que viajavam com poucas provisões e sem equipamentos de emergência. No total, 14 navios e dois aviões foram mobilizados para rastrear uma área de 30.000 quilômetros quadrados.