A campanha preventiva de vacinação contra gripe começou desde o dia 17 em Jacobina. A expectativa é que sejam imunizadas cerca de 20 mil pessoas como idosos, crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes e mulheres no período até 45 dias após o parto. Profissionais de saúde e professores das escolas públicas e privadas e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade, também devem ser vacinadas. No entanto, neste último caso, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.
A diretora de Vigilância à Saúde do município de Jacobina, Fábia Requião destaca que a vacinação será realizada em todos os postos de saúde da família (PSF’s) dos bairros e de comunidades rurais que dispõem de sala de vacinação, para que a população tenha mais acessibilidade, se vacinando próximo à residência. “A população com maior vulnerabilidade à influenza poderá tomar a vacina antes da chegada do inverno. Isso é fundamental, porque as baixas temperaturas contribuem para o aumento dos casos de doenças respiratórias. Além disso, o organismo demora aproximadamente 15 dias para criar os anticorpos necessários para prevenção da doença”, explica a diretora.
Fábia Requião ressalta que, por determinação do Ministério da Saúde, este ano a Campanha de Vacinação contra a gripe foi ampliada para a imunização dos professores da rede pública e privada de ensino. Os profissionais do município poderão se vacinar em qualquer posto de vacinação com documento que comprove que estão em sala de aula. “Os professores foram incluídos como público-alvo da campanha de vacinação este ano e assim como acontece com os profissionais de saúde, basta comprovar que é professor e ele terá acesso à vacinação. É importante ressaltar que todas as pessoas que irão tomar a vacina precisam apresentar documento de identidade e cartão de vacina”, disse a diretora, informando ainda que no dia 13 de maio acontecerá o “Dia D” (Dia de Mobilização Nacional), será um sábado em que os postos ficarão abertos das 8h00 às 17h00, vacinando aquelas pessoas que durante a semana não podem comparecer.
Confira os PSF’s onde estão sendo disponibilizada a vacina:
Sede: Matriz, Caeira, Banananeira, Serrinha, Caixa D´Água, Félix Tomaz, Catuaba e nos bairros Jacobina 3 e.
Interior: Lages do Batata, Caatinga do Moura, Junco, Novo Paraíso e Cachoeira Grande.
As demais localidades estarão recebendo uma equipe de vacinação volante.
Ascom/PMJ
