Na noite desta quinta-feira, 19 de julho de 2018, iniciamos em um Curso de Rádio e TV, na Escola Técnica Residência, no Bairro da Estação em Jacobina.
Na primeira aula sobre ‘mídia e sua força na sociedade’ estamos conhecendo sobre a história do rádio e a importância do sonoplasta, que é responsável por operar a mesa de som, misturando vinhetas, músicas, interagindo com o apresentador.
Em 1916 ocorreu o primeiro programa de rádio em Nova York. Já no Brasil a primeira transmissão ocorreu em 1922, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, inaugurada pelo presidente Epitácio Pessoa.
Em 1928 foi realizada a primeira transmissão de televisão em Londres. Já no Brasil, a primeira transmissão ocorreu em março de 1950, com a TV Tupi em São Paulo.
Na parte visual, conhecemos sobre a origem da fotografia e sua importância em outras áreas. O surgimento da câmera escura, evoluindo para a câmera analógica com filmes, o CCD e até a atualidade com o sistema CMOS.
A primeira foto foi datada em 1922, por Niépce, uma gravura em placa de metal chamada de heliografia, feita com uma câmera escura. A partir daí, outros estudiosos como Daguerre somaram para o aprimoramento da fotografia na França.
O físico Wiliam Henry teve grande importância na fotografia, passando a utilizar o negativo em papel sensível, para reproduzir imagens entre 1 e 10 minutos.

