O homem que ficou preso entre um trem e a plataforma da estação Campinas de Pirajá, na Linha 1 do metrô de Salvador, no domingo (29), tentou atravessar os trilhos que separam os dois sentidos do transporte.
Segundo apurou a reportagem com familiares da vítima, José Cosme de Jesus Gonçalves, de 34 anos, teve perfurações nas partes íntimas, fraturou ossos e perdeu muito sangue com o acidente. Ele está internado em estado grave no Hospital do Subúrbio.
Depois do resgate, feito com ajuda do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), a vítima foi levada, desacordada e entubada para o hospital.
Conforme informou a instituição médica ao g1 , José Cosme está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No local, conforme pontuaram familiares, ele passou por uma cirurgia.
Ele tinha obrigação de estar no trabalho no horário do serviço, só que houve esse acidente com ele. Ele passou por um cirurgia e se encontra sedado. O quadro clínico dele é difícil. Estamos pedindo a Deus que ele venha a melhorar, disse o irmão de José Cosme, José Luiz.
Ainda segundo detalhou a família, o homem era funcionário da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), estava a caminho do trabalho e havia se atrasado.
Em nota, a Limpurb lamentou o ocorrido e disse que tem prestado apoio para o agente de limpeza, que atua pela empresa há 5 anos e 6 meses.
Segundo a CCR Metrô Bahia, empresa responsável por gerir o sistema metroviário que liga Salvador a Lauro de Freitas, o funcionamento da Linha 1 chegou a ser interrompido durante o socorro. A empresa não detalhou quanto tempo durou o resgate, mas pontuou que processo foi rápido.
A concessionária afirma que José Cosme foi inicialmente atendido por agentes da empresa. Depois, o pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para atender a ocorrência.
Antes de ser levado para o Hospital do Subúrbio, a vítima recebeu primeiros socorros ainda na estação de metrô, conforme detalhou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Alerta
Por meio de nota, a CCR Metrô destacou a importância do cumprimento das medidas de segurança do sistema, para evitar acidentes. A concessionária enfatiza que os usuários do sistema devem:
- não acessar a via;
- aguardar o desembarque antes de entrar nos trens;
- respeitar a faixa amarela na plataforma;
- evitar distrações durante a espera pela chegada do trem.
Fonte: G1 / Foto: Reprodução