A repercussão causada pelo 'morango do amor' parece estar perto de acabar. Desde que a novidade viralizou nas redes sociais, adaptações da receita passaram a ser elaboradas pelo público, principalmente da culinária. A mais nova invenção, entretanto, foi de um patrimônio baiano: o acarajé.
No Acarajé da Ana, que fica localizado no bairro da Farolândia, na cidade de Aracaju, no estado de Sergipe, foi lançado o 'acarajé do amor'. Na receita publicada nas redes sociais, o bolinho feito à base de feijão fradinho é envolto em uma massa doce branca e também com cobertura de caramelo vermelho.
Vale destacar que o estabelecimento, que também funciona como hamburgueria, já inovou outras vezes na forma de preparar o acarajé. Quem olhar o cardápio, por exemplo, irá encontrar acarajé burguer, acarajé de sushi, pizza de acarajé, e ainda uma opção recheada com morango e Nutella (creme de avelã).
Por meio de nota, a Associação das Baianas de Acarajé (ABAM) se posicionou acerca da mudança na receita que representa uma importante tradição cultural da Bahia. A associação destacou que não aceita a mudança na receita original.
"Associação de Baianas de Acarajé - ABAM, não aprova e não aceita qualquer tipo de alteração em nossa receita e modo de preparo dos nossos produtos, somos empreendedoras ancestrais e focadas na tradição deixada por nossos antepassados, sem surfar nas influências contemporâneas sem propósito", enfatizou a associação.
Nas redes sociais, o público também não aprovou muito a mudança. "Meus ancestrais estão se revirando no túmulo. "Na prática isso não funciona. Só grávida pra comer isso", disse uma seguidora. "Agora passaram de todos os limites", escreveu uma segunda. "Tudo pelo lucro", pontuou uma terceira.
Também tiveram pessoas que curtiram a novidade. "A delícia com o manjar juntos", afirmou um seguidor. "Uma imaginação invisível, estão de parabéns, tem que se reinventar mesmo", colocou outra pessoa. "É só marketing, gente. Ficou perfeito", finalizou mais um seguidor.
Além da importância cultural para a Bahia, o acarajé também é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).
Fonte: Bnews