Um casal de médicos baianos protagonizou um ato de heroísmo ao salvar um outro passageiro, que teve uma crise convulsiva, durante um voo de São Paulo para Madrid, na Espanha. O caso aconteceu na terça-feira (12).
Moradores de Feira de Santana, a 100 km de Salvador, Gileno Júnior e Sarah Dantas estavam em viagem de férias com destino à Europa e à África quando foram acionados pela tripulação do voo para prestar os primeiros socorros a um passageiro de 54 anos, brasileiro.
Gileno explicou que ao ouvir gritos no fundo do avião, o casal foi até o compartimento e identificou que o paciente estava convulsionando pela segunda vez.
Faltavam mais 2h30 para chegar no destino. Estávamos no voo São Paulo/Madrid e ouvimos uns gritos ao fundo do avião, uma voz feminina, contou Gileno.
Foi então que os médicos dividiram as tarefas. Enquanto Sarah avaliou o paciente, Gileno checou os equipamentos de emergência e medicação da aeronave. Juntos, o casal estabilizou o homem e evitou que ele sofresse complicações mais graves.
A tripulação da companhia área solicitou ao casal que decidisse se era necessário aterrissar de emergência na África para prestar cuidados mais especializados. No entanto, Gileno e Sarah avaliaram que não era necessário, já que o passageiro estava estabilizado e faltavam apenas 2h30 para chegar ao destino.
Checamos tudo e fizemos a avaliação do paciente e a medicação para tratar a crise convulsiva. Estabilizamos o paciente, fizemos medidas também a não farmacológicas para evitar do paciente lateralizar, para evitar que o paciente broncoaspirasse, disse o médico.
O casal recomendou ainda que uma ambulância estivesse de sobreaviso para atender o passageiro após a aterrissagem. Quando chegou a Madrid, o homem foi levado para um hospital, onde foi examinado.
Quando chegou no destino passamos o caso para a equipe médica espanhola que de pronto transferiu o paciente para o hospital mais próximo. O paciente ele segue aos cuidados do Serviço Médico Espanhol realizando exames complementares para identificar as causas da crise convulsiva.
Após a ação, a companhia aérea enviou uma nota de agradecimento ao médicos pelos serviços prestados ao pacientes durante o voo.
Estamos escrevendo para agradecer para agradecer a sua cooperação durante o voo IB0268 em 12 de agosto de 2025. Suas ações e assistência foram muito importantes naquele momento e contribuíram para a tranquilidade de nossa tribulação, que nos solicitou que expressássemos sua gratidão pela assistência altruísta prestada, disse a nota da companhia área.
O passageiro atendido pelos médicos também agradeceu o casal pelo ato heroico.
Ele fez questão de agradecer a gente pessoalmente, e também recebemos mensagens nas redes sociais.
Gileno e Sarah trabalham em um hospital particular da cidade de Alagoinhas, no interior da Bahia.
Gileno é médico, capitão da Polícia Militar da Bahia e natural de Feira de Santana. Em 2022, ganhou R$ 300 mil ao participar do quadro "Quem Quer Ser Um Milionário?", do programa Domingão do Huck.
Sarah é médica intensivista e natural de Aracaju, em Sergipe. Os dois pretendem visitar outros países, como França, Tunísia, Itália e Suíça, e retornar ao Brasil no fim de agosto.
Fonte: G1 / Foto: Reprodução