A água do mar invadiu o convés de veículos do ferry-boat Maria Bethânia, na tarde desta segunda-feira (20), e quase arrastou motocicletas que viajavam na embarcação. Um vídeo feito por testemunhas mostra a apreensão dos condutores com o movimento das ondas.
Segundo a Internacional Travessias Salvador (ITS), que administra o sistema, o ferry tinha partido de e seguia rumo a Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, quando uma onda de forte intensidade, potencializada pela ação dos ventos, lançou a água no interior da embarcação.
Ainda conforme a concessionária, apesar do susto durante o episódio, a situação foi "prontamente controlada" pela tripulação, que tranquilizou os usuários e manteve a segurança a bordo. Não houve registro de feridos. Mesmo com a água no convés, o Maria Bethânia cumpriu o tempo previsto de viagem.
Após a situação e diante do temporal que deixou o mar agitado na Baía de Todos-os-Santos, a Marinha do Brasil determinou a redução da capacidade de operação do sistema. Com isso, as embarcações disponibilizadas no início do dia foram reduzidas de quatro para duas.
Além do Maria Bethânia, o ferry Ivete Sangalo também foi retirado de operação. Seguirão fazendo a travessia para a Ilha de Itaparica as embarcações Zumbi dos Palmares e Dorival Caymmi, que são de maior porte. No entanto, transportarão exclusivamente pedestres.
Ainda em nota, a Marinha pontuou que a bandeira vermelha de navegação está vigente, indicando condições meteorológicas adversas, e reforçou que o aviso de mau tempo emitido pelo Centro de Hidrografia permanece ativo, com alerta de ressaca e ventos fortes para toda a faixa litorânea do estado e na Baía de Todos-os-Santos.
Em situações de emergência no mar ou em rios, a Marinha pode ser acionada pelo telefone 185. O contato pode ser feito 24 horas por dia.
Fonte: G1 / Foto: Reprodução