Uma paciente com doença de Parkinson tocou clarinete durante uma cirurgia cerebral no Hospital King's College, em Londres.
Denise Bacon, que foi diagnosticada com Parkinson em 2014, passou por uma operação de quatro horas para melhorar sua mobilidade, já que sofria de lentidão de movimentos e rigidez muscular, afetando sua capacidade de andar, nadar, dançar e tocar seu clarinete.
"Como uma clarinetista dedicada, foi sugerido que Denise trouxesse seu clarinete para a sala de cirurgia para ver se o procedimento melhoraria sua capacidade de tocar, o que era um dos principais objetivos de Denise com a cirurgia", disse o professor de neurocirurgia, Keyoumars Ashkan.
"Ficamos muito satisfeitos em ver uma melhora instantânea em seus movimentos manuais e, consequentemente, em sua capacidade de tocar, assim que a estimulação foi entregue ao cérebro."
"Lembro que minha mão direita conseguiu se mover com muito mais facilidade assim que a estimulação foi aplicada, e isso, por sua vez, melhorou minha capacidade de tocar clarinete, com o que fiquei encantada", disse Denise, agora se recuperando do procedimento.
Fonte: CNN
