Dois vereadores e um assessor parlamentar de Ubaitaba, cidade do sul da Bahia, são alvos de uma operação contra um grupo suspeito de envolvimento com tráfico de drogas, mortes violentas, lavagem de dinheiro, entre outros crimes, em cidades do sul da Bahia.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), mandados de prisão e de busca e apreensão são cumpridos nas cidades de Ubaitaba, Itabuna, Itacaré, Maraú e Itapetinga, além do município de Santa Luzia do Itanhy, em Sergipe, na manhã desta quinta-feira (30).
A SSP-BA informou ainda que um homem apontado como mandante de homicídios nas regiões de Ibirapitanga e Aurelino Leal também é alvo da ação, denominada "Frater Dominus". O nome dele não foi revelado.
Ainda não há informações sobre as identidades dos vereadores e assessor político de Ubaitaba.
Participam do cumprimento dos mandados, mais de 150 agentes da Secretaria da Segurança Pública, polícias Militar e Civil da Bahia, além da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Ilhéus (FICCO) e do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco/Sergipe).
Movimentação de R$ 20 milhões
Conforme a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Ilhéus, durante a investigação, foi identificado que a organização criminosa movimentou mais de R$ 20 milhões, através de transações financeiras incompatíveis com as rendas declaradas dos envolvidos.
A FICCO informou que diante desses indícios, foi determinada a medida cautelar de sequestro de bens oriundos da atividade criminosa, com o objetivo de descapitalizar o grupo e garantir a efetividade da persecução penal.
A instituição afirmou ainda que o objetivo da operação é apreender materiais ilícitos e patrimônio decorrente da atividade criminosa, além de reunir provas das infrações investigadas e prender suspeitos de envolvimento no crime.
Fonte: G1
