Pelo menos 17 baianos suspeitos de tráfico de drogas foram alvos da megaoperação policial contra a facção criminosa Comando Vermelho, na cidade do Rio de Janeiro. Deste número, 16 suspeitos foram presos e um teve a morte confirmada. O levantamento de dados foi apurado pela reportagem nesta quarta-feira (29).
A megaoperação, que acontece nos complexos do Alemão e da Penha, começou na madrugada de terça-feira (28). Pelo menos 72 corpos foram retirados de uma área de mata e enfileirados em uma praça na Penha. Até a última atualização desta reportagem, o Governo do Rio de Janeiro contabilizou 121 mortos.
Inicialmente, nos primeiros balanços parciais da operação, houve a informação de que dois baianos teriam sido mortos na megaoperação. No entanto, em entrevista nesta quarta, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, confirmou que apenas um baiano morreu na ação.
Ele foi identificado como Júlio Souza Silva, de 26 anos. O homem tinha envolvimento com o grupo criminoso Comando Vermelho (CV), na região do Nordeste de Amaralina, em Salvador.
Júlio nasceu na capital baiana e já havia sido preso por tráfico de drogas. Como ele cumpria pena em regime semiaberto, a SSP-BA acredita que ele tinha voltado a praticar crimes após deixar o sistema prisional.
Entre os 16 baianos presos na megaoperação, estão o suposto chefe da facção em Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, e o suposto chefe da facção no bairro de Portão, em Salvador. A reportagem obteve acesso aos nomes e fotos de 15 deles.
Veja quem são os baianos presos:
- Alan Barbosa Fonseca
- Anailton Conceição dos Santos
- Armando Santos de Jesus
- Carlos Anderson Mattos Conceição
- Carlos Henrique Souza dos Santos
- Danilo Ferreira do Amor Divino
- Diogo Garcez Santo Silva
- Fábio Francisco Santana Sales
- Felipe de Jesus do Rosário
- Felipe Neves da Silva
- Lucas Santos Barbosa
- Marlon Niza dos Santos Júnior
- Pedro Henrique Mascarenhas
- Robert da Silva de Jesus
- Rauflan Santos Costa
Fonte: G1
