Após, Estado da Bahia ser avaliado como umas das piores com índice de aprendizado do país, nossa equipe do sertão livre foi averiguar á situação do ensino no Municipio de Ourolândia.
De acordo com o IDEB (Índice Desenvolvimento da Educação Básica), os alunos da cidade de Ourolândia que foram avaliados nas mátérias de Português e matématica (prova Brasil).
As escolas de rede pública não conseguiu alcançar a média de bom aprendizado, tendo a média de aprendizado 4,67, fluxo 0, 88 e IDEB 4,1.
Ainda segundo o IDEB a cada 100 alunos, 12 não foram aprovados.
Em redes Estaduais, exames como enem a cidade apresenta baixa participação, (15% de participação que corresponde a 27 participantes).
No ano de 2015 á 2017 ficou com a faixa de 18% de aprendizado, só no ano de 2017 á 2019 que cresceu um percentual apresentando 19% de aprendizado.
Os dados mostra que a cidade está com índices baixos e que está melhorando lentamente.
Ainda segundo dados do IDEB, entre cidades vizinhas como Umburanas, Várzea Nova e Morro do Chapéu a cidade que Ourolândia é a que apresenta menor índices de desenvolvimento.
A secretaria de Educação Sandra se pronunciou dizendo: “Esperamos e acreditamos que esses dados melhorem nos próximos anos, mesmo sabendo dos desafios que passa a Educação do nosso país”.
No ano de 2020 diante do distanciamento social causado pelo Covid-19, a secretária de educação, cultura e esporte realizou uma série de formações pedagógicas através do aplicativo zoom.
A cidade tem um longo caminho pela frente, com muitos desafios, em que precisa-se urgente de uma parceria entre pais e escola, para melhorar esses dados, e fazer da cidade referência em Educação.
Sertão Livre Compromisso Com a Verdade
O post OUROLÂNDIA REGISTRA BAIXO ÍNDICE DE EDUCAÇÃO COMPARADO A CIDADES VIZINHAS apareceu primeiro em SERTAO LIVRE.